Trump telefona para presidente da China: "Estamos trabalhando juntos. Muito respeito"

Presidente dos EUA contraria fake news divulgada por Bolsonaro, de que iria por fim ao confinamento, e pede ajuda à China para combater "o CoronaVirus que está devastando grande parte do nosso planeta"

Donald Trump e o presidente da China, Xi Jinping (Arquivo)
Escrito en CORONAVÍRUS el

Maior ídolo de Jair Bolsonaro e do filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), Donald Trump foi às redes sociais na madrugada desta sexta-feira (27) para dizer que falou por telefone com o presidente da China, Xi Jinping, com quem está "trabalhando junto".

"Acabei de ter uma conversa muito boa com o presidente Xi, da China. Discutimos em detalhes o CoronaVirus que está devastando grande parte do nosso planeta. A China passou por muita coisa e desenvolveu um forte entendimento do vírus. Estamos trabalhando juntos. Muito respeito", tuitou o presidente dos Estados Unidos.

https://twitter.com/realDonaldTrump/status/1243407157321560071

Citado por Bolsonaro como maior influenciador da sua nova estratégia para o combate à Covid-19, Trump buscou ajuda do governo chinês após os EUA se tornar o novo epicentro da pandemia mundial do coronavírus.

Na última quarta-feira (25), quando anunciou que vai orientar o fim do confinamento no Brasil, Bolsonaro disse que tinha informações de que Trump faria o mesmo nos EUA nesta quinta-feira (26), o que não aconteceu.

Ao contrário, com o acirramento da pandemia, o mandatário estadunidense estimulou o confinamento em carta à população como maneira de achatar a curva de casos, que já somam mais de 82 mil nos Estados Unidos.

O Brasil também entrou recentemente em uma crise diplomática com a China, depois que Eduardo Bolsonaro imitou Trump ao se referir ao coronavírus como "vírus chinês" e acusar o Partido Comunista Chinês pela pandemia.