Turquia começa vacinação nesta quinta (14) em profissionais de saúde com CoronaVac

Órgão oficial de medicamentos turco deu autorização para uso emergencial da dose contra a Covid-19, desenvolvida pela Sinovac, que foi testada em voluntários naquele país

A Turquia vai iniciar nesta quinta-feira (14) a campanha de vacinação contra a Covid-19. Os primeiros a serem imunizados serão os profissionais de saúde, de acordo com a agência oficial de notícias do governo turco, a Anadolu.

A agência divulgou nesta quarta-feira (13) que o órgão oficial de medicamentos e equipamentos médicos da Turquia aprovou o uso emergencial da CoronaVac naquele país.

A CoronaVac é a vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pela chinesa Sinovac. A Turquia foi um dos países em que ela foi testada em voluntários para averiguar segurança e eficácia. Os testes clínicos também foram realizados no Brasil, em parceria com o Instituto Butantan, que já está fabricando a dose por aqui.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) analisa pedido para uso emergencial do imunizante no Brasil.

O ministro da Saúde da Turquia, Fahrettin Koca, já foi imunizado com uma dose da CoronaVac nesta quarta-feira (13), em Ancara, capital do país. O ministro disse que ele e os integrantes do Comitê Consultivo Científico do Coronavírus da Turquia que ainda não contraíram a doença seriam os primeiros no país receber doses da vacina. Para ele, a atitude serviria como “um exemplo” para o público seguir.

“Quero sublinhar que todos devem ser vacinados. Devemos definitivamente fazer com que a vacina volte às nossas vidas diárias normais”, disse ele, segundo a agência Anadolu. “Eu disse antes que havia uma luz no fim do túnel. Hoje é um dia desses. Acredito que os próximos dias serão brilhantes.”

Avatar de Fabíola Salani

Fabíola Salani

Graduada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. Trabalhou por mais de 20 anos na Folha de S. Paulo e no Metro Jornal, cobrindo cidades, economia, mobilidade, meio ambiente e política.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR