Bolsonaro testa positivo para Coronavírus

Presidente apresentou sintomas e teve 38 graus de febre e pode ter contaminado embaixador dos Estados Unidos, Todd Chapman

O segundo teste para coronavírus realizado por Jair Bolsonaro após apresentar sintomas nesta segunda-feira (6) deu positivo. A informação acaba de ser divulgada pelo Palácio do Planalto. A agenda pública do presidente foi cancelada.

VÍDEO: Bolsonaro tira a máscara em entrevista ao vivo após confirmação de que está com coronavírus

“O resultado do teste de covid-19 feito pelo presidente Jair Bolsonaro na noite dessa segunda-feira, 6, e disponibilizado na manhã de hoje, 7, apresentou diagnóstico positivo. O presidente mantém bom estado de saúde e está, nesse momento, no Palácio da Alvorada”, diz a nota divulgada pela Secretaria Especial de Comunicação Social.

Bolsonaro tem 65 anos e integra o grupo de risco. Antes mesmo de o diagnóstico ser confirmado, Bolsonaro disse a apoiadores que já havia começado a tomar hidroxicloroquina com azitromicina.

Ele também foi ao Hospital das Forças Armadas (HFA) fazer uma ressonância no pulmão. A informação é de que a saturação de oxigênio dos pulmões do presidente está em 96%, o que é considerado aceitável.

Churrasco
Na noite desta segunda, a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil afirmou em publicação no Twitter que o embaixador, Todd Chapman, fez testes de coronavírus por ter recebido Jair Bolsonaro em churrasco comemorativo do Dia Da Independência, no sábado, 4 de Julho.

A Embaixada dos EUA divulgou pelo Twitter na tarde desta terça-feira (7) que o embaixador, Todd Chapman, e a esposa, Janetta Chapman, testaram negativo para a Covid-19, mas se manterão em quarentena, seguindo os protocolos do Control Disease Center (CDC), o Centro de Controle de Doenças, dos EUA.

Vídeo: Bolsonaro tira a máscara em entrevista ao vivo após confirmação de que está com coronavírus

Segundo o comunicado, toda a equipe que teve contato com Jair Bolsonaro, que foi recebido com churrasco na embaixada no sábado (4) para comemorar o Dia da Independência está sendo “avaliada”.

“O embaixador e a sra. Chapman testaram negativo e permanecerão em casa em quarentena. A #EmbaixadaEUA está avaliando toda a equipe que pode ter sido exposta à #COVID19. A embaixada e os consulados continuam a seguir os protocolos do @CDCgov”, afirma o tuíte.

Em março, Donald Trump teve que fazer o teste do coronavírus após jantar com Bolsonaro e o secretário de Comunicação da Presidência da República, Fábio Wajngarten, que voltou da viagem dos EUA contaminado com o coronavírus.

Avatar de Plinio Teodoro

Plinio Teodoro

Jornalista, editor de Política da Fórum, especialista em comunicação e relações humanas.

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR