Fórum Educação
27 de março de 2020, 19h00

URGENTE: EUA ultrapassam 100 mil casos de coronavírus

Apesar da explosão de casos nos Estados Unidos, o governo Bolsonaro segue sem restringir a chegada de estadunidenses no país

Foto: Shealah Craighead/Casa Branca

Dados atualizados do Centro de Pesquisas do Coronavírus, da Universidade Johns Hopkins, apontam que os Estados Unidos já registram 100.717 pacientes infectados com o novo coronavírus em razão da pandemia global da doença.

Depois de ultrapassar a China na última quinta-feira (26), os EUA bateram a marca de 100 mil infectados nesta sexta-feira (27). Desde a terça-feira, a Organização Mundial da Saúde já alertava que o país poderia se tornar o novo epicentro da doença em razão do crescimento acelerado que vinha apresentando.

O presidente Donald Trump, que diversas vezes subestimou a doença, defendeu também na terça-feira que o estados que estão de quarentena afrouxassem as restrições em razão da economia – mesma linha seguida pelo presidente Jair Bolsonaro.

A resposta foi um duro editoral do New York Times pedindo uma “lock-down” em todo o país com o objetivo de diminuir o contágio que está em franco crescimento.

A explosão de casos parece ter feito o mandatário mudar de postura. Nesta sexta-feira ele assinou um pacote econômico de 2 trilhões de dólares costurado com o Congresso e ainda determinou que a General Motors fabrique ventiladores mecânicos para o tratamento da doença.

Trump pediu que os estadunidenses fiquem em casa e ainda pretende dividir o país em zonas de “alto”, “médio” e “baixo” risco de contágio pelo novo coronavírus.

Restrição de voos

O fato dos Estados Unidos ter tomado a dianteira no número de pacientes infectados pelo novo coronavírus ainda não foi suficiente para o governo do presidente Jair Bolsonaro restringira a chegada de estadunidenses no país.

Estrangeiros vindos em voos internacionais da China, da União Europeia, da Islândia, da Noruega, da Suíça, do Reino Unido e da Irlanda do Norte, da Austrália, do Japão, da Malásia e da Coreia do Sul não podem desembarcar no país. As fronteiras terrestres com países da América do Sul também foram fechadas.

O Brasil hoje registra 3.417 casos – 502 nas últimas 24h – e 92 mortes provocadas pelo novo coronavírus.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum