domingo, 27 set 2020
Publicidade

Ministério da Saúde confirma 621 casos de coronavírus no Brasil

“Hoje nós temos número que vão chamar atenção”, declarou o ministro da Saúde, Henrique Mandetta, ao iniciar coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (19).

Segundo dados do ministério são 621 pacientes infectados pelo novo coronavírus no Brasil. Na quarta-feira eram 428.

O Ministério da Saúde ainda confirmou 6 mortes pelo novo coronavírus, quatro em São Paulo e duas no Rio de Janeiro. Uma sétima morte foi anunciada por um hospital da rede Prevent Senior, mas ainda não foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde.

Os estados de Pernambuco (28 confirmados) e São Paulo (286) estão em status de transmissão comunitária – quando não se sabe a origem do contágio. As capitais Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS) e o sul de Santa Catarina também estão no mesmo estágio.

Até quarta-feira, apenas São Paulo e Rio de Janeiro possuíam a classificação.

Mandetta afirmou que a característica da epidemia no Brasil é diferente da China, já que há confirmações em quase todas as unidades da federação. “É uma questão nacional”, disse.

O Ministério da Saúde disse ainda que não vai mais divulgar os casos suspeitos. Na quarta-feira, eram mais de 11 mil. Segundo o secretário de Vigilância Sanitária, Wanderson Nogueira, a medida atende as recomendações da OMS.

Lucas Rocha
Lucas Rocha
Jornalista da Sucursal do Rio de Janeiro da Fórum.