URGENTE: Ministério da Saúde confirma 98 casos de coronavírus

Levantamento contraria informações do hospital Albert Einstein, que apontava 98 infectados apenas na unidade

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, durante entrevista coletiva sobre o novo corona vírus. | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Escrito en CORONAVÍRUS el

Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta sexta-feira (13), o Ministério da Saúde anunciou que já são 98 pacientes infectados com o novo coronavírus em território nacional. O número representa um salto de 28% com relação à quinta-feira.

Há registro de casos em 13 estados. São Paulo concentra o maior número de infectados, com 56 confirmações.

Apesar de representar o aumento, esse índice contraria os dados do hospital Albert Einsten, que dizia que possuía em suas instalações 98 pacientes confirmados.

Questionado sobre os números do Albert Einstein, o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, afirmou que alguns laudos do hospital foram incluídos, mas que cabe à Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo informar sobre cada caso.

Oliveira disse que por São Paulo estar em estágio de transmissão comunitária, quando não se sabe mais a origem das transmissões, é possível que apenas os casos mais graves tenham sido contabilizados pela secretaria.

Durante a coletiva, o Ministério da Saúde fez algumas determinações: cruzeiros estão proibidos; ambientes de grande circulação de pessoas público e privados (shoppings, metrôs) devem ter locais para lavar as mãos ou dispenseres de álcool em gel, além de limpezas mais frequentes.

Além disso, foi recomendado o adiamento ou cancelamento de eventos com grande público em local aberto, se possível. Em locais fechados, eventos com mais de 100 pessoas a orientação foi mais incisiva.

Goiás, Santa Catarina e Rio Grande do Norte, que até ontem não tinham confirmações, possuem hoje, respectivamente, 3, 2 e 1 registros.

Rio de Janeiro é o segundo estado com mais casos, com 16 confirmações e também em estágio de transmissão comunitária. Completam a lista: Paraná (6), Rio Grande do Sul (4), Distrito Federal (2), Bahia (2), Pernambuco (2), Minas Gerais (2), Espírito Santo (1) e Alagoas (1).

O país monitora ainda 1.485 casos suspeitos em 25 unidades da federação. Apenas Roraima e Amapá não possuem suspeitas.

Mais cedo, a Organização Mundial da Saúde reconheceu que a Europa é o novo epicentro da pandemia. “A Europa agora se tornou o epicentro da pandemia, com mais casos e mortes registrados do que o resto do mundo combinado, fora a China. Agora, mais casos estão sendo relatados todos os dias do que os registrados na China no auge de sua epidemia”, disse o diretor da OMS, Ghebreyesus, em pronunciamento.

Temas