O que o brasileiro pensa?
13 de março de 2020, 17h14

URGENTE: Ministério da Saúde confirma 98 casos de coronavírus

Levantamento contraria informações do hospital Albert Einstein, que apontava 98 infectados apenas na unidade

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, durante entrevista coletiva sobre o novo corona vírus. | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta sexta-feira (13), o Ministério da Saúde anunciou que já são 98 pacientes infectados com o novo coronavírus em território nacional. O número representa um salto de 28% com relação à quinta-feira.

Há registro de casos em 13 estados. São Paulo concentra o maior número de infectados, com 56 confirmações.

Apesar de representar o aumento, esse índice contraria os dados do hospital Albert Einsten, que dizia que possuía em suas instalações 98 pacientes confirmados.

Questionado sobre os números do Albert Einstein, o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, afirmou que alguns laudos do hospital foram incluídos, mas que cabe à Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo informar sobre cada caso.

Oliveira disse que por São Paulo estar em estágio de transmissão comunitária, quando não se sabe mais a origem das transmissões, é possível que apenas os casos mais graves tenham sido contabilizados pela secretaria.

Durante a coletiva, o Ministério da Saúde fez algumas determinações: cruzeiros estão proibidos; ambientes de grande circulação de pessoas público e privados (shoppings, metrôs) devem ter locais para lavar as mãos ou dispenseres de álcool em gel, além de limpezas mais frequentes.

Além disso, foi recomendado o adiamento ou cancelamento de eventos com grande público em local aberto, se possível. Em locais fechados, eventos com mais de 100 pessoas a orientação foi mais incisiva.

Goiás, Santa Catarina e Rio Grande do Norte, que até ontem não tinham confirmações, possuem hoje, respectivamente, 3, 2 e 1 registros.

Rio de Janeiro é o segundo estado com mais casos, com 16 confirmações e também em estágio de transmissão comunitária. Completam a lista: Paraná (6), Rio Grande do Sul (4), Distrito Federal (2), Bahia (2), Pernambuco (2), Minas Gerais (2), Espírito Santo (1) e Alagoas (1).

O país monitora ainda 1.485 casos suspeitos em 25 unidades da federação. Apenas Roraima e Amapá não possuem suspeitas.

Mais cedo, a Organização Mundial da Saúde reconheceu que a Europa é o novo epicentro da pandemia. “A Europa agora se tornou o epicentro da pandemia, com mais casos e mortes registrados do que o resto do mundo combinado, fora a China. Agora, mais casos estão sendo relatados todos os dias do que os registrados na China no auge de sua epidemia”, disse o diretor da OMS, Ghebreyesus, em pronunciamento.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum