Vacina contra Covid-19 de Oxford provoca resposta imune e é segura para idosos

Resultados são da fase 2 de testes e foram publicados em revista científica. Imunizante causa poucos efeitos colaterais

A vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca provoca resposta imune e é segura em adultos mais velhos. Os resultados correspondem à fase 2 de testes e foram publicados na revista científica The Lancet nesta quinta-feira (19).

A vacina foi testada em 560 participantes, incluindo 240 pessoas com mais de 70 anos. Os testes afirmam ainda que o imunizante é melhor tolerado em pessoas mais velhas em comparação com adultos mais jovens.

O estudo também afirma que a vacina produz poucos efeitos colaterais: dor no local da injeção, fadiga, dor de cabeça, febre e dor muscular. Os efeitos, no entanto, foram menos comuns em idosos do que em adultos mais jovens.

Os testes da fase 2 e 3 da vacina de Oxford foram feitos de maneira simultânea para economizar tempo. A eficácia do imunizante, no entanto, só pode ser verificada na fase 3.

De acordo com o Valor Econômico, os pesquisadores afirmam que os testes da fase 3 estão progredindo para confirmar isso.

Notícias relacionadas

Avatar de Luisa Fragão

Luisa Fragão

Jornalista.