Vídeo: Prefeita equatoriana impede pouso de avião com turistas espanhóis colocando carros na pista

Cynthia Viteri, que já foi candidata presidencial da direita equatoriana, justificou dizendo que “a prioridade foi evitar que os 11 tripulantes de Madri fossem um foco de infecção e risco”

Visão dos pilotos durante tentativa de pouso frustrada (foto: Twitter)
Escrito en CORONAVÍRUS el

Um voo da linha aérea espanhola Iberia estava prestes a pousar no aeroporto da cidade de Guayaquil, uma das mais importantes do Equador, quando se deparou com uma pista cheia de veículos policiais e da prefeitura local, além de várias pessoas na pista sinalizando para que a aeronave desistisse do pouso. Veja as imagens:

A situação obrigou o piloto a desistir e a buscar desesperadamente outro aeroporto. Por sorte, o combustível foi suficiente para que a aeronave conseguisse chegar a Quito, e fazer a aterrissagem horas depois.

A decisão de colocar os veículos na pista foi da prefeita de Guayaquil, Cynthia Viteri. O voo da Iberia não trazia passageiros, apenas 11 tripulantes procedentes de Madri, principal cidade afetada pelo coronavírus na Espanha, país que já é um dos que registra mais casos no mundo, e motivou a prefeita a tomar essa medida, que colocou a vida de pessoas em risco de sofrer um acidente fatal.

Viteri já foi duas vezes candidata presidencial no Equador, pelo Partido Social Cristão, de direita conservadora (mas liberal na economia).

Ela gravou um vídeo explicando sua decisão e dizendo que “o problema era que os tripulantes (pilotos e aeromoças) pretendiam dormir na cidade, e seriam foco de contágio aos nossos habitantes”.