Vídeo: Reitora da UFRJ se emociona em reunião e coloca em questão se será possível voltar às atividades em 2020

"Nós do Brasil optamos por uma atitude irresponsável com relação ao enfrentamento dessa crise", declarou Denise Pires

Reprodução/YouTube
Escrito en CORONAVÍRUS el

Durante reunião do Conselho Superior (CONSUNI) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a reitora da instituição e pesquisadora de biofísica, Denise Pires, se emocionou ao comentar sobre a situação da pandemia do coronavírus no Brasil.

"Não dá para travar uma luta com armas que não temos, infelizmente. Eu só quero terminar dizendo que, infelizmente, nós podemos dizer que o primeiro semestre de 2020 está cancelado, mas eu temo que tenhamos que dizer que o ano de 2020 está cancelado. E agora eu falo como médica", afirmou a reitora.

"Nós do Brasil optamos por uma atitude irresponsável com relação ao enfrentamento dessa crise. Não será o retorno do dia para a noite. Nós não voltaremos a ter 100 alunos em uma sala de aula no segundo semestre de 2020. Isso será impossível. Quiça até no primeiro período de 2021", completou.

No final da fala, a reitora pediu um minuto de silêncio para todos os mortos em razão da pandemia, que são 13.993 no Brasil. "Infelizmente é apenas o início. Aquele número é só o início de um enorme número", disse.

Pires declarou que pode ser necessário usar a "criatividade" e "proatividade" ao dizer que é possível ficar "mais um ano com atividades suspensas". "Nós UFRJ seremos criativos e vamos, com certeza, protagonizar também essas ações", completou. "Vamos dar asas à imaginação, à liberdade", completou.

A UFRJ, assim como outras universidades públicas, não aderiu ao ensino à distância. "Não se faz Ensino à Distância de uma semana para a outra. Não vamos confundir EAD com acesso remoto", declarou Pires durante a reunião.

A reitora da UFRJ assinou uma carta ao lado de representes de outras instituições de ensino público do Rio de Janeiro contra a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na data inicialmente prevista.

O trecho da fala pode ser visto a partir de 1h38 do vídeo disponibilizado pela TV UFRJ:

https://www.youtube.com/watch?v=xiblhGAUzVA