Vídeo: Trumpistas invadem lojas em movimento "anti-máscara" contra coronavírus nos EUA

Movimento anti-máscara da Covid invade loja nos EUA - Reprodução
Escrito en CORONAVÍRUS el

Simpatizantes do slogan "Make American Great Again", de Donald Trump, iniciaram um movimento "anti-máscara" contrário a uma das principais medidas protetivas contra o coronavírus, que já matou quase 197 mil pessoas nos Estados Unidos.

Nesta quarta-feira (16), um vídeo em que um pequeno grupo invade uma loja da rede Target, na Flórida, sem máscaras e incitando clientes a retirarem as que cobriam seus rostos viralizou entre eleitores de Trump nas redes.

Uma mulher à frente do grupo levanta as mãos e grita "tire" para outros compradores. Pelo menos nove jovens adultos e crianças são vistos caminhando juntos no vídeo. Nenhum deles usa máscaras, mas pelo menos dois estão usando roupas "Make America Great Again".

https://twitter.com/davenewworld_2/status/1306068005235896320

O vídeo foi divulgado originalmente pelo perfil @davenewworld_2, que publicou imagens em outros locais do país com ativistas "anti-máscara".

Em um dos vídeos, Reed Bender, que trabalha na empresa do pai, aparece sendo retirado pela polícia de uma reunião do conselho escolar por estar sem máscara.

https://twitter.com/davenewworld_2/status/1306351166054428672

Itamaraty
No Brasil, o movimento ganhou apoio da Fundação Alexandre de Gusmão, órgão ligado ao Ministério das Relação Exteriores, que divulgou um vídeo do seminário virtual “A Conjuntura Internacional no Pós-Coronavírus”, em que o palestrante Carlos Ferraz falou sobre o tema “a nocividade do uso de máscaras”.

Em sua tese, o palestrante vai além de dizer que as máscaras são ineficientes. Ele assegura que elas são, inclusive, nocivas à saúde.