O que o brasileiro pensa?
24 de março de 2020, 12h21

Vídeos: Animais selvagens tomam as ruas de várias cidades em quarentena por coronavírus

Um puma andando por Santiago, um javali em Barcelona e grupos macacos em centros urbanos da Tailândia são alguns casos provocados pelas mudanças de cotidiano causadas pela pandemia

Puma andando pelas ruas de Santiago (foto: Agência Uno)

A pandemia mundial do coronavírus obrigou a grandes centros urbanos de todo o mundo a realizar quarentenas forçadas. Com as ruas vazias, começou a surgir um fenômeno interessante em muitas cidades: animais selvagens são vistos em várias cidades, aproveitando a ausência de humanos por perto.

Aconteceu na manhã desta terça-feira (24), em Santiago do Chile. Um puma foi visto passeando pela região de Las Condes, bairro de classe alta da capital chilena. O animal desceu da Cordilheira dos Andes, caminhou durante algumas horas pelas ruas vazias, e inclusive tentou invadir uma escola.

A diretora do Zoológico Metropolitano de Santiago, Alejandra Montalba, em entrevista à imprensa local, disse que “embora não possamos garantir que esses animais estejam nas ruas devido à ausência de humanos, o mais provável é que, por não verem pessoas, não sentem barulhos que o amedrontam, e decidem explorar”.

Mas o puma chileno não é o único explorador. Na Espanha, também há diversos casos. Em Barcelona, um javali foi visto caminhando sozinho por uma avenida, no dia 19 de março.

Em Madrid, também em 19 de março, um casal de pavões foi gravado enquanto explorava um setor residencial da capital espanhola.

A Itália tem mostrado fenômenos similares, mas em ambientes aquáticos. Em Veneza, a falta de turistas fez com que as águas dos canais recuperassem o tom mais cristalino, e também permitiu que os peixes voltassem a circular por essas vias.

Já na ilha da Sardenha, foram vistos golfinhos nadando perto da costa, algo que não acontecia há décadas, devidos à grande quantidade de iates que circulam normalmente, e que agora estão atracados.

Porém, o caso mais peculiar aconteceu na Tailândia. Diferentes centros urbanos do país, que não estão necessariamente em quarentena, foram invadidos por grupos de macacos famintos. Isso acontece, segundo as autoridades locais, porque o país fechou sua fronteira para os turistas, que eram os que alimentavam esses animais durante os diferentes tours que se realizavam em regiões selvagens próximas às grandes cidades.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum