Votação da Anvisa sobre uso emergencial de vacinas terá transmissão ao vivo neste domingo

Os cinco membros da Diretoria Colegiada da agência, todos indicados por Bolsonaro, decidirão por maioria se aprovam ou não as vacinas contra a Covid do Instituto Butantan e da Fiocruz; vacinação pode começar na mesma semana

Notícia mais esperada desde o começo da pandemia do coronavírus, o início da vacinação no Brasil poderá ser definido a partir do próximo domingo (17), quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidirá se concede ou não a autorização para uso emergencial de dois imunizantes contra a Covid-19.

Os brasileiros poderão acompanhar a decisão em tempo real, já que ela se dará por meio de votação entre os 5 membros da Diretoria Colegiada da Anvisa e será transmitida ao vivo no canal do YouTube da agência. O horário ainda não está definido, mas espera-se que a votação ocorra pela manhã.

O órgão vai deliberar sobre o uso emergencial da Coronavac, vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceira com a farmacêutica chinesa Sinovac, e do imunizante produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a farmacêutica britânica AstraZeneca e a Universidade de Oxford. Os dados de ambas as vacinas já estão sob posse da Anvisa.

Caso a agência autorize algum ou ambos os imunizantes, a vacinação, em tese, pode começar já nos dias seguintes. O governo federal pretende adquirir 2 milhões de doses da vacina da Fiocruz e 6 milhões de doses do Butantan.

Segundo o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), a vacinação no estado começará, no máximo, até o dia 25 de janeiro.

Já o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, deixou em aberto a data do início da vacinação, indicando a data apenas como “dia D” e “hora H”.

“Todos os estados receberão simultaneamente as vacinas, no mesmo dia. A vacinação vai começar no dia D, na hora H. No dia D, na hora H, no Brasil”, declarou.

Notícias relacionadas

Avatar de Ivan Longo

Ivan Longo

Jornalista e repórter especial da Revista Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR