Imprensa livre e independente
27 de fevereiro de 2019, 12h56

CPI de Brumadinho deve ser instalada em março no Senado, afirma Davi Alcolumbre

A ideia de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), com deputados e senadores atuando, por enquanto não decolou. A CPMI é uma proposta da bancada mineira na Câmara, que conseguiu reunir as assinaturas necessárias. 

Cenário deixado pela Vale em Brumadinho (Foto: Alex Lanza/MPMG)
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado para investigar o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG) deve ser instalada no próximo dia 12 de março. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, deu a informação nesta quarta-feira (27). “Eu vou aguardar até o dia 11 para que partidos façam suas indicações [de nomes]. Alguns partidos já fizeram, falta alguns fazerem e os líderes se comprometeram a entregar a lista. Se entregarem, dia 12 nós vamos proceder à instalação”. A ideia de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), com deputados e senadores atuando, por enquanto não decolou. A CPMI...

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado para investigar o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG) deve ser instalada no próximo dia 12 de março.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, deu a informação nesta quarta-feira (27). “Eu vou aguardar até o dia 11 para que partidos façam suas indicações [de nomes]. Alguns partidos já fizeram, falta alguns fazerem e os líderes se comprometeram a entregar a lista. Se entregarem, dia 12 nós vamos proceder à instalação”.

A ideia de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), com deputados e senadores atuando, por enquanto não decolou. A CPMI é uma proposta da bancada mineira na Câmara, que conseguiu reunir as assinaturas necessárias. Por ser uma comissão mista, é preciso convocar uma sessão do Congresso Nacional (conjunta, com deputados e senadores) para instalá-la.

“Não conseguimos sessão do Congresso para ler a CPMI. A CPI do Senado está pronta, faltando algumas indicações. Já passou um mês dessa tragédia e a gente precisa dar uma resposta para a sociedade”, disse Davi Alcolumbre.

Veja também:  Pedido da Rede ao STF sobre investigação contra Greenwald será analisado por Gilmar Mendes

 

 

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum