Baluarte da Portela, Dona Nenén, viúva de Manacéia, morre aos 95 anos

Uma das mais antigas integrantes da escola fundada por Paulo Benjamin de Oliveira, o Paulo da Portela, dona Neném é considerada patrimônio do samba e foi vítima de uma infecção urinária

Dona Neném e a filha, Áurea, da Portela (Montagem)
Escrito en CULTURA el

Baluarte da Portela e viúva do compositor Manacéia, Yolanda de Almeida Andrade, a dona Neném, morreu nesta segunda-feira (4) aos 95 anos em sua casa em Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro.

Uma das mais antigas integrantes da escola fundada por Paulo Benjamin de Oliveira, o Paulo da Portela, dona Neném é considerada patrimônio do samba e foi vítima de uma infecção urinária.

Em Janeiro, a sambista foi homenageada durante a celebração do aniversário de um ano da lei municipal que criou o Perímetro Cultural de Oswaldo Cruz. Sua casa, frequentada por artistas como Paulinho da Viola, Marisa Monte e Teresa Cristina, foi a última parada da comitiva que percorreu endereços importantes para a memória afetiva da Portela.

"Dona Neném era a maior referência viva feminina da Portela. Mesmo nem sempre fisicamente presente, tínhamos a certeza de sabermos que ela estava sempre ali, no alto daquela casa, olhando por todos nós e por nossa história. Por nós que sempre precisamos tanto dela", disse o presidente da Portela, Luis Carlos Magalhães.