Domingos Leonelli faz análise crítica da esquerda no Brasil em "O sentido perdido da revolução"

Para autor, bolsonarismo e a direita no mundo crescem como "força contra-revolucionária de uma revolução que nunca existiu"

Domingos Leonelli e o livro "O Sentido Perdido da Revolução" (Montagem)
Escrito en CULTURA el

O Jornal da Fórum da última quinta-feira (24) abriu espaço para o lançamento do novo livro de Domingos Leonelli. A obra "O sentido perdido da revolução - uma autocrítica não autorizada da esquerda brasileira" faz uma análise da atuação da esquerda no Brasil e uma leitura crítica das gestões petistas na Presidência.  

“É um livro autocrítico, a partir da minha avaliação pessoal, dos meus 50 anos de militância, que se refere mais aos últimos 40 anos da passagem pela esquerda, que teve inicialmente um momento de união, contra a ditadura, depois teve vários momentos e chegando ao governo federal em 2003. A esquerda conduz, mas sob a hegemonia do PT, com seus erros e acertos e tentativas, que eu tento analisar”, contou o autor.

“É uma manifestação, com uma vontade imensa de que esse livro possa ser lido pelos jovens. É a tentativa de retomar o sentido da revolução, que lamentavelmente foi perdido. Não só perdido no governo do PT como um pouco para toda a esquerda e não só no Brasil. A revolução perdeu o sentido nos governos de esquerda do mundo”, explicou Leonelli.

Para o autor, o avanço da direita no mundo e, em particular, do bolsonarismo no Brasil decorre diretamente do enfraquecimento da atuação da esquerda. “Possibilitou o reaparecimento da direita com toda a força. Uma força contra-revolucionária de uma revolução que nunca existiu”, avaliou, citando os discursos do bolsonarismo que falam em combater o socialismo.

Domingos Leonelli é presidente do Instituo Pensar, membro da executiva do PSB e coordenador do site Socialismo Criativo. Foi deputado estadual, três vezes deputado federal e secretário estadual do turismo na gestão Jaques Wagner (PT)

Ele também é autor de “Diretas Já - 15 dias que abalaram a ditadura”, em parceria com Dante Oliveira, e “Uma sustentável revolução na floresta”, sobre iniciativa de desenvolvimento sustentável no governo do Pará.

Participaram do lançamento o diretor de redação da Revista Fórum, Renato Rovai, o ex-deputado e professor Jean Wyllys, e o deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ), com mediação da jornalista Cynara Menezes. Confira o debate completo:

https://youtu.be/cNMxK_2ACG4