10 tirinhas históricas da Mafalda que explicam por que Quino foi um artista gigante

Algumas foram (e são ainda hoje) inspiração para a luta por justiça social, pelo feminismo, pela democracia, contra diversos tipos de opressão, inclusive ganhando espaço entre os mais jovens, ao se tornarem memes de sucesso

Quino e Mafalda (foto: Agência Télam)
Escrito en CULTURA el

A morte do cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado Tejón, mais conhecido como Quino, é um dos temas mais comentados desta quarta-feira (30), dia em que a humanidade perdeu este que foi um dos seus maiores artistas contemporâneos.

Através da Mafalda, sua personagem mais conhecida, Quino inspirou lutas em todo o mundo, por direitos, por justiça social e princípios de defesa da liberdade e da igualdade entre os povos, além da democracia e repúdio a todo tipo de opressão.

Algumas das tirinhas da Mafalda são consideradas clássicos justamente por sua defesa dos direitos sociais, e por saber resumir em ideias simples esses sentimentos tão complexos daqueles que lutam por um mundo melhor.

Fizemos aqui uma pequena seleção de algumas dessas tirinhas, não todas, nem as melhores, apenas uma rápida seleção de algumas das mais conhecidas, e que inclusive são famosas entre as gerações mais jovens, por terem se tornado memes de sucesso nas redes sociais.

Confira.