Bolsonarista que enforca cachorro remete à cena de filme sobre ascensão do fascismo

Em uma das cenas mais violentas do filme “1900”, de Bernardo Bertolucci, um fascista esmaga um gato com a cabeça e diz: “é o que se deve fazer com um comunista”

Donald Sutherland em cena de "1900". Foto: Reprodução de Vídeo
Escrito en CULTURA el

Muitos acompanharam aterrorizados a notícia veiculada nesta quarta-feira (29), de um bolsonarista que enviou vídeo para intimidar funcionários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que aprovaram o uso de vacinas contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. No vídeo, ele enforca um cachorro e diz aos servidores que “fará o mesmo com eles”.

A atitude absurda remete imediatamente à cena final da primeira parte do filme “Novecento” (1900), do italiano Bernardo Bertolucci, que faz uma retrospectiva da primeira metade do século XX, com o início das disputas trabalhistas entre socialistas e a ascensão do fascismo.

No filme, o ator Donald Sutherland, que faz o papel de um fascista, pega um gato e o esmaga contra a parede com uma cabeçada para mostrar o que se deve fazer com um comunista, sob aplausos dos amigos e transeuntes.

Veja a memorável cena de Bertolucci abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=X_Jn4gdwls8&ab_channel=LenHazell

Saudações nazistas

A informação e as imagens macabras do bolsonarista foram confirmadas e noticiadas pela jornalista Natuza Nery, da GloboNews.

O homem que mata o cão e faz ameaças reiteradas aos funcionários do órgão federal, ainda de acordo com Natuza, que por razões óbvias não reproduziu as imagens no canal de notícias, usa saudações nazistas e diz estar com “Bolsonaro 2022”. Ele mostra no texto que tem endereços e CPF’s dos técnicos.

“Os senhores irão pagar caro. Irei me deslocar da minha casa no RS até Brasília e irei purificar a terra onde a Anvisa está instalada. Usando combustível abençoado. O apocalipse se aproxima… Mas estarei bem longe quando o Xandão mandar os vagabundos parasitas da PF aqui pra casa”, é um trecho da mensagem eletrônica lida pela jornalista.

Notícias relacionadas