“Vacas Magras”, sobre a seca no Nordeste, é instalada no mesmo lugar do “Touro de Ouro”

A obra de Márcia Pinheiro tem o objetivo de chamar a atenção das pessoas para a seca que atinge a região Nordeste do país

Vaca Magra de Márcia Pinheiro. Foto: Divulgação
Escrito en CULTURA el

A artista plástica cearense Márcia Pinheiro inaugura no Centro de São Paulo, nesta quinta-feira (9), sua intervenção urbana “Vacas Magras”, em frente ao prédio da B3, sede da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), a escultura de uma vaca magra. A obra, que visa chamar a atenção das pessoas para a seca que atinge a região Nordeste do país, foi colocada no mesmo lugar em que estava o "Touro de Ouro".

A exposição original foi composta por 10 esculturas em tamanho real, em fibra de vidro e resina, dos animais subnutridas, símbolos da seca no sertão, e foi realizada em Fortaleza (CE) em 2016.

Alerta

De acordo com Márcia Pinheiro, as esculturas dos bovinos têm o objetivo de sensibilizar e alertar sobre o problema. “As vacas têm a função de sensibilizar as pessoas e aproximá-las da realidade enfrentada pelos moradores do interior. Realidade essa que está próximo de nós, mas muitas vezes é esquecida”, explica.

A pesquisa e o processo criativo para o surgimento de “Vacas Magras”, de acordo com a artista, duraram três anos, iniciando a exposição das obras em 2014.