Laurentino Gomes: "Portugal deveria pedir perdão ao Brasil pela escravidão"

Escritor disse que por conta da frase foi alvo de “comentários agressivos, incluindo injúrias e ameaças nas redes sociais”

Escravos em navio negreiro
Escrito en CULTURA el

O historiador e escritor Laurentino Gomes publicou tuíte nesta segunda-feira (16) onde afirma que Portugal deveria pedir perdão ao Brasil pelas vítimas da escravidão. De acordo com ele, sua declaração foi dada à revista portuguesa Visão e foi alvo de “comentários agressivos, incluindo injúrias e ameaças nas redes sociais”.

“Surpreendeu-me a reação de alguns portugueses à minha sugestão à @Visao_pt de que Portugal deveria reconhecer o seu papel na escravatura e pedir perdão às vítimas dessa imensa tragédia humanitária. Fui alvo de comentários agressivos, incluindo injúrias e ameaças nas redes sociais”, disse.

Para o escritor, “em princípio, o perdão não deveria assustar tanta gente. Perdão nunca foi sinônimo de humilhação. Perdão não faz mal a ninguém. É somente o primeiro passo para a reconciliação. Perdão só é um incômodo a quem se recusa a pedi-lo ou a aceitá-lo”.

Laurentino lembra ainda que “um pedido de perdão em nada diminuiria a grandeza de Portugal. Ao contrário, só o faria um país ainda mais admirado neste início de século XXI. A dificuldade em sequer admitir a hipótese indica que a escravatura é uma ferida ainda aberta. Que só se cura com… um pedido de perdão!”

https://twitter.com/laurentinogomes/status/1427264459509272580

Lula pediu perdão aos africanos

Em 2005, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu "perdão" aos africanos pelos negros do continente que foram enviados ao Brasil em séculos passados para trabalhar em regime de escravidão. Ao falar na Ilha de Gorée (Senegal), ponto de saída dos navios negreiros, o presidente e a comitiva se emocionaram.

Lula discursou na chamada Casa dos Escravos, onde os negros eram pesados, presos e acorrentados antes de embarcarem aos países colonizados por europeus. Estava ao lado do presidente Abdoulaye Wade, que agradeceu as palavras do colega brasileiro, chamando-o de "o primeiro presidente negro do Brasil".

"Queria dizer ao presidente Wade e ao povo do Senegal e da África que não tenho nenhuma responsabilidade com o que aconteceu no século 18, nos séculos 16 e 17. Mas penso que é uma boa política dizer ao povo do Senegal e ao povo da África: perdão pelo que fizemos aos negros", disse Lula na época.