Leoni canta em “Defesa da Alegria” a partir de poema de Mário Benedelli

A canção é o primeiro single de um trabalho ambicioso de Leoni, com parcerias que incluem Francis Hime, Manuel Bandeira, Felipe Cordeiro, Antonio Leoni, Luciana Fregolente e Torquato Neto

Leoni. Foto: Instagram
Escrito en CULTURA el

O cantor e compositor Leoni lançou na última sexta-feira (28) a canção “Defesa da alegria”, que como ele define, é o primeiro single que faz parte de um projeto ambicioso que vem sendo planejado desde janeiro de 2021.

“Defesa da alegria” foi composta por Leoni sobre uma tradução de Fabiano Calixto para “Defensa de la alegría”, do poeta comunista uruguaio Mário Benedetti, escrito em 1978, enquanto estava exilado por conta do golpe militar em seu país.

A canção tem um clima Soul/MPB bem suingada, com ampla instrumentação feita por vários colaboradores, todos de forma remota. Ela faz parte de um show que tem como tema a Alegria em seus múltiplos aspectos, pensado como forma de ajuda a curar o luto dessa pandemia e, simultaneamente, celebrar o centenário da Semana de Arte Moderna e seus “herdeiros” contemporâneos.

As canções novas de Leoni têm sido imaginadas para blocos específicos do roteiro de “Vem alegria”, nome desse novo espetáculo. Algumas parcerias inéditas incluem Francis Hime, Manuel Bandeira, Felipe Cordeiro, Antonio Leoni, Luciana Fregolente e Torquato Neto. Elas serão lançadas individualmente, uma por mês, e reunidas posteriormente num EP homônimo do show.

A capa

A capa do single também foi criada por Leoni a partir de um rascunho da bandeira brasileira, com outras cores e com outra causa. Em vez de “ordem e progresso”, o círculo central é atravessado por um band-aid com a palavra “Alegria”. Segundo o cantor: "É como se fosse uma ideia embrionária de país ao avesso do que vivemos hoje, que usa a alegria como bandeira e como cura". Além de Leoni, a artista Adriana Milhomem também participou do design, acrescentando um filtro digital ao desenho, feito com lápis de cor e colagem, para criar textura.