Juca Ferreira, que era um dos principais cotados para ser o novo ministro da Cultura do presidente eleito Lula (PT), foi às redes sociais nesta segunda-feira (12) para celebrar a indicação da cantora Margareth Menezes para assumir o posto.
O baiano de Salvador é tido como um dos maiores nomes do setor cultural no Brasil e foi o chefe do Ministério da Cultura (Minc) em duas ocasiões: no segundo mandato de Lula e na segunda administração de Dilma Rousseff. Segundo ele, Margareth Menezes "reúne inúmeras capacidades, que lhe conferem as condições para assumir o mais alto posto da gestão cultural do país, como inteligência, sensibilidade, criatividade, compromisso com a sociedade, com a cultura, com a democracia e com o Brasil".
Te podría interesar
"Cumprimento Margareth Menezes por sua indicação para liderar o Ministério da Cultura e desejo que seja bem-sucedida na tarefa de recriação do Minc, da recriação das políticas culturais e no grande desafio de colocar a Cultura como protagonista na reconstrução do Brasil", escreveu Juca Ferreira.
Futuros ministros
Até o momento, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva anunciou 5 futuros ministros. Fernando Haddad no Ministro da Fazenda; José Múcio Monteiro na Defesa; Flávio Dino na Justiça e Segurança Pública; Rui Cost na Casa Civil; e
Mauro Vieira nas Relações Internacionais.
Após confirmar apenas homens em seu gabinete, Lula deve anunciar esta semana uma leva apenas de mulheres futuras ministras, entre as que podem ser anunciadas, além de Margareth Menezes para a Cultura, estão Simone Tebet para o Ministério da Cidadania, Izolda Cela para Educação e Nísia Trindade para Saúde.