TRADIÇÃO

PT lança Comitê Popular de Cultura e Luta no tradicional bairro da Mangueira

“A Mangueira é um símbolo da cultura, do samba e da resistência do povo brasileiro”, diz o secretário nacional de Cultura do PT, Márcio Tavares

Mangueira abriga comitê do PT.Créditos: Divulgação
Escrito en CULTURA el

O PT lança, neste sábado (26), seu primeiro Comitê Popular de Cultura e Luta. A característica especial é que a unidade vai funcionar no tradicional bairro da Mangueira, no Rio de Janeiro.

O evento, com início às 14 horas, contará com a presença de vários nomes do partido, como o de Washington Quaquá, vice-presidente nacional do PT; João Maurício, presidente do PT do Rio; Márcio Tavares, secretário nacional de Cultura do partido; André Ceciliano, deputado estadual e atual presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), entre outros.

O secretário nacional de Cultura do PT, Márcio Tavares, destaca a importância da iniciativa. “A Mangueira é um símbolo da cultura, do samba e da resistência do povo brasileiro. Isso mostra a força da nossa cultura popular e seu compromisso com a democracia. Com samba, com luta e com a memória da resistência do povo brasileiro vamos construir as condições para que esse tempo de autoritarismo e perseguição à cultura tenha fim no Brasil em 2022”.

“A escolha da Mangueira mostra que na favela a cultura é pulsante”, diz secretária de Cultura do PT-RJ

Viviane Martins, secretária de Cultura do PT-RJ, também ressalta o funcionamento da unidade. “Os comitês formarão um movimento forte e organizado com capacidade de ouvir o povo e articular um Programa Popular de Reconstrução e Transformação do Brasil na agenda cultural. A escolha da Mangueira como primeiro polo para abrigar esse movimento é simbólica e mostra que na favela a cultura é pulsante. Isso demonstra que nesses territórios não há somente carências, mas também muita potência”.

A programação do evento na Mangueira contará com roda de capoeira, exibições de lutas e apresentação de percussionistas. O endereço é Rua General Bento Ribeiro, nº 1, bairro da Mangueira.