CINEMA

Filmes indicados ao Oscar já estão disponíveis nas plataformas; saiba onde assistir

Antes restritos às salas de cinema, principais filmes da temporada de prêmios, estreiam diretamente nos serviços por demanda

Cena do filme A filha perdida, da Netflix.Créditos: Divulgação
Escrito en CULTURA el

O sucesso das plataformas de streaming como a Prime Video, Netflix e HBO Max levou muita gente a decretar “o fim do cinema”, mas, o fato é que hoje as salas com as grandes telas e os serviços online se tornaram, digamos, híbridos. 

Porém, mais do que exibir filmes e produzir séries, as plataformas também entraram com força na produção e distribuição de filmes e, consequentemente, angariaram prêmios. Com isso, o acesso aos filmes também se tornou mais fácil e rápido. 

Neste ano, os favoritos do Oscar – Ataque dos Cães (Netflix) e Duna (HBO Max) -, são produções bancadas pelos serviços de streaming. O filme da Netflix estreou direto no streaming, a produção da HBO foi para a plataforma um mês depois de levar milhares às salas de cinema. 

Mas, vários outros filmes indicados também estão disponíveis. Por conta disso, organizamos uma lista com os filmes nomeados do Oscar 2022 e onde assistir. 


Ataque dos Cães 

Ataque dos Cães, que lidera com 12 indicações ao Oscar, está disponível na Netflix, produtora do longa. Dirigido por Jane Campion, o filme conta a história de amizade e atração entre dois cowboys. 

 

Duna 


Com 10 indicações ao Oscar, a ficção científica e distópica Duna pode ser conferida na HBO MAX. Adaptação do romance de Frank Herbert, o longa narra a saga de Paul Atreides, jovem que é considerado o messias de Duna. 

 

King Richard - Criando Campeãs 

 

Filme que conta a história real das irmãs tenistas Venus e Serena Williams, e como se deu o processo de treinamento conduzido pelo pai das garotas, Richard, está disponível na HBO MAX. 

O longa teve quatro indicações, incluindo a de melhor ator para Will Smith.

 

Não olhe para cima 

Drama distópico que fez muito sucesso e dividiu opiniões, recebeu as indicações para roteiro, trilha sonora e edição.  

Protagonizado por Leonardo DiCaprio e Jeniffer Lawrence, o filme está disponível na Netflix.

 

A mão de deus 

Filme autobiográfico do diretor italiano Paolo Sorrentino concorre na categoria de melhor filme estrangeiro e está disponível na Netflix.

 

No ritmo do coração 

 

Remake de um filme francês, esse longa conta a história de uma jovem com dificuldades em ser aceita na escola. Está disponível na Prime Video (Amazon).


Concorre nas categorias de melhor filme, ator coadjuvante e roteiro adaptado.

 

A filha perdida 

Inspirado no livro de Elena Ferrante, o filme narra a história de uma acadêmica que precisa escolher entre a maternidade e a vida profissional. 

Disponível na Netflix, o longa concorre nas categorias de Melhor Atriz, atriz coadjuvante e roteiro adaptado.

 

Mães Paralelas 

Drama histórico dirigido por Pedro Almodóvar que narra a história de uma mulher que busca desenterrar os ossos de seu avô e amigos que foram mortos na Guerra Civil Espanhola. Disponível na Netflix, concorre na categoria de Melhor Atriz e trilha sonora. 

 

Tick, tick... Boom! 

Musical que narra a história de um aspirante a escritor de musicais que há anos se dedica a compor a sua grande obra. 

Disponível na Netflix, o filme concorre nas categorias de melhor ator e edição. 

 

Apresentando os Ricardos 

Este filme conta o bastidor de uma semana de gravação da série I Love Lucy, onde os atores Lucille Ball e seu marido Desi Arnaz enfrentam uma crise no casamento.

Está disponível na Prime Video e concorre nas categorias melhor ator, atriz e ator coadjuvante.