HISTÓRICO

Filósofa Sueli Carneiro é eleita Personalidade Literária do Ano pelo Prêmio Jabuti

A teórica do feminismo negro brasileiro é a primeira autora de não ficção a receber tal distinção

Filósofa Sueli Carneiro é eleita Personalidade Literária do Ano pelo Prêmio Jabuti.Créditos: Brasil de Fato
Escrito en CULTURA el

A filósofa Sueli Carneiro, referência das teorias do feminismo negro brasileiro, foi eleita Personalidade Literária do Ano e será homenageada na 64ª Edição do Prêmio Jabuti. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (29) durante coletiva de imprensa organizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). 

Sueli Carneiro é fundadora do Geledés - Instituto da Mulher Negra e autora dos livros "Escritos de uma vida" e "Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil”, obras que são referência nos estudos do feminismo negro. 

A filósofa atua há décadas em prol de políticas públicas à população negra, tais como a implementação das cotas raciais e a demarcação de terras quilombolas. 

Com o anúncio da homenagem, Sueli Carneiro se torna a primeira autora de não ficção eleita Personalidade Literária do Ano, distinção que já foi concedida a Conceição Evaristo, Adélia Prado e outros autores. 

A premiação, que é a mais importante das letras no Brasil, vai acontecer de maneira presencial este ano e vai ocorrer em novembro, mas, a data e o local ainda não foram definidos.