PRÉ-VENDA

Renato Rovai e Sérgio Amadeu lançam livro "Como Derrotar o Fascismo nas eleições e sempre"

No Fórum Onze e Meia desta quarta-feira (9), jornalista e sociólogo comentam livro

Livro "Como Derrotar o Fascismo" de Renato Rovai e Sergio AmadeuCréditos: Reprodução
Por
Escrito en CULTURA el

O livro "Como Derrotar o Fascismo nas eleições e sempre", do diretor de redação da Revista Fórum, Renato Rovai, e do sociólogo Sérgio Amadeu, entrou em pré-venda nesta quarta-feira (9). Trata-se de um manifesto-tutorial com sugestões de atividades para derrotar o fascismo, a começar pelas eleições.

A pré-venda está nos sites das Editoras Veneta e Hedra. Adquira clicando no link.

No Fórum Onze e Meia desta quarta, Rovai e Amadeu falaram sobre o livro e comentaram a situação do fascismo no Brasil, que cresceu após a eleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). Para Rovai, é possível derrotar o fascismo, assim como já foi feito "muitas vezes". 

"Em eleições como as de 2010 e 2014, o movimento que o PSDB fez tinha inspiração fascista, aquela coisa anti-abortista. E nas redes prevaleceu a vitória do campo progressista. A desinformação pode ser combatida, mas precisa usar de inteligência humana e militância", afirma.

Para Amadeu, o fascismo "articula as paixões tristes, o preconceito, e transforma em força política. "Por que você não tem nenhuma solidariedade quando alguém da esquerda comete algum tipo de fascismo? Quando ataca usando esses mesmos instrumentos, é criticado pelo pessoal. Porque os valores da esquerda são baseados na justiça, na democracia, e os valores da direita são retrógrados, anti-iluministas."

"Este livro é um manifesto que explica o que é o fascismo, porque precisamos derrotá-lo, caracteriza o fascismo digital. Explica como qualquer pessoa, qualquer grupo de amigos interessado em defender a democracia nesse ano tão importante, pode derrotar essas ideias [fascistas]", explica o sociólogo.