FASHION REVOLUTION

Dinheiro, Moda e Poder: conheça o tema da Semana Fashion Revolution 2022 e saiba como participar

Evento é a principal campanha do maior movimento ativista de moda do mundo e é realizada simultaneamente em mais de 100 países

Créditos: Fashion Revolution Brasil
Escrito en CULTURA el

A Semana Fashion Revolution (SFR) é a principal campanha realizada pelo Fashion Revolution, maior movimento ativista de moda do mundo. O objetivo do evento é reimaginar coletivamente um sistema de moda justo e igualitário para as pessoas e o planeta. 

Neste ano, a campanha será realizada de 18 a 24 de abril, datas próximas ao aniversário do colapso da fábrica Rana Plaza. Aqui no Brasil, durante os sete dias, uma extensa rede de parceiros e colaboradores se unem para realizar ações digitais e presenciais em diversas cidades.

O tema Dinheiro, Moda e Poder se baseia no conhecimento de que a indústria da moda convencional depende da exploração do trabalho e dos recursos naturais. A riqueza e o poder estão concentrados nas mãos de poucos, ao passo que o crescimento e lucro são visados acima de tudo.

Grandes marcas e varejistas produzem rápido demais e nos manipulam dentro de um ciclo tóxico de consumo excessivo. Enquanto isso, a maioria das pessoas que fazem nossas roupas não recebem o suficiente para atender às suas necessidades básicas e já sentem os impactos da crise climática — que a própria indústria da moda alimenta.

O Brasil, fundado a partir de um sistema exploratório e colonial, carece de profunda conexão com a sua verdadeira cultura de moda, que reconheça e valorize os saberes de povos originários e saberes tradicionais.

Para Orsola de Castro, cofundadora e diretora criativa global do Fashion Revolution, pontua que o nono ano da SFR vai procurar expor as desigualdades e abusos da cadeia produtiva da moda.

"À medida que entramos no nosso nono ano, vamos voltar para nosso tema central, expondo as profundas desigualdades e abusos sociais e ambientais nas cadeias produtivas da moda. Da distribuição desigual de lucros até os itens produzidos em excesso e descartados facilmente, passando pelos desequilíbrios de poder que são avessos à inclusão."
Orsola de Castro, cofundadora e diretora criativa global do Fashion Revolution  

Por outro lado, observa Orsola, o movimento vai procurar inspirar novos designers, pensadores e profissionais de todo o mundo que estão desafiando o sistema com soluções e modelos alternativos. "A Semana Fashion Revolution é tudo isso, tanto uma análise profunda, como uma celebração da moda, global e localmente, onde você estiver'', afirma.

Durante a Semana Fashion Revolution, as marcas serão incentivadas a mudar a lógica do crescimento infinito, e os consumidores serão convidados a compreender o verdadeiro valor do que compram.

No Brasil, as campanhas #ModaSemVeneno e #CanhamoÉRevolução promovem informações e conteúdos para que a produção de fibras seja repensada, considerando oportunidades que sejam de fato sustentáveis.

Para se envolver com a campanha, o Fashion Revolution disponibiliza ferramentas para as pessoas escreverem aos legisladores locais, pedirem maior transparência na cadeia produtiva da moda, apoiar pequenos negócios e criarem suas próprias histórias, se reconectando com as roupas que usam todos os dias.

A programação, disponível no site e nas redes sociais, está sendo construída colaborativamente pelos mais de 60 representantes locais e mais de 100 embaixadores (estudantes e docentes), além dos conteúdos disponibilizados pelos parceiros. 

A diretora executiva do Fashion Revolution Brasil, Fernanda Simon, destaca que o movimento atua em rede, a partir de trocas e colaborações.

"A Semana é um convite para todos fazerem parte da revolução, usando este momento como um espaço de trocas, aprendizados e questionamentos, para que assim, seja impulsionada a tão urgente mudança que precisamos no nosso setor e na nossa sociedade."
Fernanda Simon, diretora executiva do Fashion Revolution Brasil

3 perguntas para você fazer durante a Semana Fashion Revolution 

  1. #QuemFezMinhasRoupas - As pessoas que fazem as roupas merecem condições dignas de trabalho
  2. #DoQueSãoFeitasMinhasRoupas - Como seria o mundo se as marcas restaurassem os sistemas, em vez de esgotá-los?
  3. #ACorDeQuemFezMinhasRoupas - Vamos exigir que as empresas tenham ações com foco na promoção de igualdade racial entre seus funcionários

Como se envolver na Semana Fashion Revolution 

Use as hashtags e materiais interativos disponibilizados pelo Fashion Revolution neste link.

#QuemFezMinhasRoupas #DoQueSãoFeitasMinhasRoupas #aCorDeQuemFezMinhasRoupas #CânhamoéRevolução #FashionRevolution

Sobre o Fashion Revolution 

O movimento foi criado após um conselho global de profissionais da moda se sensibilizar com o desabamento do edifício Rana Plaza em Daka, Bangladesh, que causou a morte de mais de mil trabalhadores da indústria de confecção e deixou mais de 2.500 feridos. A tragédia aconteceu no dia 24 de abril de 2013, e as vítimas trabalhavam para marcas globais, em condições análogas à escravidão.

A campanha #QuemFezMinhasRoupas surgiu para aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto no mundo, em todas as fases do processo de produção e consumo. Realizado inicialmente no dia 24 de abril, o Fashion Revolution Day ganhou força e tornou-se a Semana Fashion Revolution, que conta com atividades promovidas por núcleos voluntários, em mais de 100 países.

No Brasil, o movimento atua há 7 anos e hoje está estabelecido como Instituto Fashion Revolution Brasil. Durante a Semana Fashion Revolution, e ao longo do ano, realiza ações e projetos que promovem mudanças de mentalidade e comportamento em consumidores, empresas e profissionais da moda.

Acesse o material da Semana Fashion Revolution 2022 neste link.

*Iara Vidal (@iaravidal) é representante do Fashion Revolution em Brasília (DF) e pesquisadora independente dos encontros da moda com a política.