RACISMO ESTRUTURAL

Margareth Menezes diz por que não teve a mesma projeção de Daniela Mercury e Ivete Sangalo

A cantora, conhecida pelas fãs como ‘Maga’, fala pela primeira vez sobre o assunto e ainda ressalta sua amizade com Daniela

Margareth Menezes.Créditos: Divulgação
Escrito en CULTURA el

A cantora baiana Margareth Menezes, famosa por hits como "Faraó" e "Elegibô" e de grande importância para o Axé Music, explicou em entrevista para O Globo porque, apesar de ter vindo antes, as cantoras Daniela Mercury e Ivete Sangalo tiveram mais projeção do que ela.

Para Margareth, “são histórias de patamares diferentes e existem aí várias coisas dentro do mesmo pacote. Tem a questão racial, o racismo estrutural da nossa sociedade. A isso, soma-se a estética, o padrão da televisão. Nós, mulheres artistas negras, não tínhamos as mesmas oportunidades, aberturas, convites”.

“Outro diferencial é que Daniela e Ivete, mulheres fantásticas e grandes talentos com contribuições enormes na cultura, tiveram a oportunidade de participar de blocos com estrutura, já com a logística arrumada, patrocinadores. Não tinham as mesmas preocupações que eu, que venho da música e de trio independente”, afirmou.

Conseguir espeço

“Por outro lado”, continua a cantora, “tive a sagacidade de conseguir o meu espaço dentro disso tudo. Fui uma artista inquieta, sempre gostei de fazer coisas diferentes e sobrevivi a uma situação brutal, fiquei oito anos sem gravadora (depois do disco ‘Luz dourada’, de 1993, e até o ‘Maga - Afropop brasileiro’, de 2001, lançado em parceria com a Universal). Mesmo assim, fiz uma carreira de destaque aqui e fora do Brasil. Continuei os projetos e pude atravessar o deserto”.

“Mas consigo entender cada coisa em seu lugar sem ferir a minha relação com elas, por quem tenho muito respeito. Daniela, inclusive, vai fazer participação no meu show e sempre me convida também”, encerrou.

Com informações do Globo