PUNIÇÃO

Após tapa, Will Smith é banido por dez anos da cerimônia do Oscar

“Esta foi uma oportunidade para darmos um exemplo”, afirmou o presidente da Academia, David Rubin

O ator Will Smith aceitou a decisão.Créditos: Divulgação
Escrito en CULTURA el

O tapa que Will Smith deu em Chris Rock acabou custando caro ao ator estadunidense. A Academia do Oscar decidiu, nesta sexta-feira (8), banir o artista “por um período de dez anos a partir de 8 de abril de 2022”. O ator recebeu este ano o prêmio de Melhor Ator por “King Richard: Criando Campeãs”. 

Apesar da punição, ele continuará com seu prêmio e ainda poderá concorrer novamente. Só está proibido de frequentar qualquer evento da Academia.

"Eu aceito e respeito a decisão da Academia", afirmou Smith, em comunicado encaminhado a veículos de imprensa dos Estados Unidos.

A informação foi veiculada pela revista People. David Rubin, presidente da Academia, afirmou em carta: “Por um período de dez anos a partir de 8 de abril de 2022, o Sr. Smith não poderá participar de nenhum evento ou programa da Academia, pessoalmente ou virtualmente, incluindo, mas não limitado ao Oscar”.

“Durante nossa transmissão, não abordamos adequadamente a situação na sala. Por isso, sentimos muito. Esta foi uma oportunidade para darmos um exemplo para nossos convidados, espectadores e nossa família da Academia em todo o mundo, e ficamos aquém – despreparados para o inédito”, diz outro trecho da carta.

A mensagem divulgada pela revista destaca, ainda, que uma referência a Chris Rock, Amy Schumer, Wanda Sykes e Regina Hall, anfitriões do evento: “Queremos expressar nossa profunda gratidão ao Sr. Rock por manter sua compostura em circunstâncias extraordinárias. Também queremos agradecer aos nossos anfitriões, indicados, apresentadores e vencedores por sua postura e graça durante nossa transmissão”.

“Esta ação que estamos tomando hoje em resposta ao comportamento de Will Smith é um passo em direção a um objetivo maior de proteger a segurança de nossos artistas e convidados e restaurar a confiança na Academia. Todos envolvidos e impactados”, acrescenta. O ator é membro da Academia desde 2001.

Reunião que decidiu por banimento foi antecipada

A reunião que definiu o banimento de Smith aconteceria no dia 18 de abril. Porém, foi remarcada para esta sexta, devido à situação, segundo os representantes do Oscar.

“A data anterior foi determinada de acordo com as leis da Califórnia e nossos padrões de conduta para discutirmos a possível suspensão ou expulsão do senhor Smith. Nós queríamos dar a Smith um aviso de 15 dias antes da reunião e também dar a ele a oportunidade de se defender”, completa.

Smith reagiu à “piada” de péssimo gosto sobre sua esposa

Durante a cerimônia do Oscar desde ano, Smith subiu ao palco e deu um tapa no rosto do comediante Chris Rock, que fez uma “piada” de péssimo gosto com o “penteado” de Jada Pinkett Smith, esposa do ator, que raspou a cabeça por sofrer de alopecia, doença genética que leva a perda de cabelo. O ator chegou a se desculpar.