CINEMA

"Como conversar com um fascista", de Marcia Tiburi, pode virar filme com Juliette Binoche no elenco

Lançado em 2015, a obra de Tiburi visa questionar o fascismo com aquilo que lhe é mais insuportável: o diálogo e a existência do Outro

"Como conversar com um fascista", de Marcia Tiburi, pode virar filme com Juliette Binoche no elenco.Créditos: Divulgação
Por
Escrito en CULTURA el

O livro "Como conversar com um Fascista", da filósofa e escritora Marcia Tiburi, vai virar filme. A produtora Filmz, do brasileiro Daniel Zarvos, mas com sede em Paris, negocia a adaptação da obra. 

De acordo com informações da Folha de S. Paulo, a atriz Juliette Binoche é cotada para interpretar a psicanalista da história. Já o personagem fascista pode ser interpretado pelo ator Vincent Cassel. 

A direção do longa baseado no livro de Marcia Tiburi será de Liliane Mutti, responsável pelo curta-metragem "Elle", que narra a história da vereadora assassinada Marielle Franco. 

A coluna da jornalista Mônica Bergamo também informa que Marcia Tiburi, Daniel Zarvos e Liliane Mutti têm se reunido na produtora para discutir o filme. 

Como conversar com um fascista 

Lançado em 2015, "Com conversar com um fascista", de Marcia Tiburi, busca, diante dos riscos do fascismo cotidiano, "confrontar o fascista com aquilo que para ele é insuportável: o Outro. O instrumento? O diálogo, na melhor tradição filosófica atribuída a Sócrates". 

Em recente entrevista ao Fórum Onze e Meia, a filósofa Marcia Tiburi falou sobre o seu livro “Como conversar com um fascista” e de sua pesquisa sobre o fascismo contemporâneo e a sua relação com a política de ódio às diferenças. Confira abaixo.