ZÉ NETO X ANITTA

Tico Santa Cruz fala em tiro no pé de Zé Neto: criticou Anitta e Rouanet em show pago por prefeitura

Em apresentação no Mato Grosso, o sertanejo Zé Neto, que faz dupla com Cristiano, fez discurso de tom bolsonarista e citou indiretamente a estrela internacional Anitta; confira o texto de Santa Cruz sobre o assunto

Tico Santa Cruz, Anitta e Zé Neto.Créditos: Reprodução
Escrito en CULTURA el

O roqueiro Tico Santa Cruz, da banda Detonautas, usou as redes sociais, neste sábado (14), para alertar o cantor Zé Neto, da dupla com Cristiano, sobre as críticas que faz e o cuidado que deve tomar para não expor seu "telhado de vidro". Isso porque o sertanejo, durante show recente na cidade de Sorriso (MT), "alfinetou", indiretamente, a cantora Anitta e pregou contra a Lei Rouanet, mecanismo de incentivo à Cultura. 

"Estamos aqui em Sorriso, Mato Grosso, um dos estados que sustentou o Brasil durante a pandemia. Não somos artistas que não dependemos de Lei Rouanet. Nosso cachê quem paga é o povo. A gente não precisa fazer tatuagem no 'toba' para mostrar se a gente está bem ou mal. A gente simplesmente vem aqui e canta, e o Brasil inteiro canta com a gente", disparou Zé Neto. Todos sabem que o recado foi para Anitta, que é sucesso internacional, já que ela revelou há anos ter uma tatuagem no ânus. 

Apesar de dizer que não precisa da Lei Rouanet, como se fosse errado utilizá-la, dados do Portal da Transparência mostram que o show em que Zé Neto fez a declaração foi pago pela prefeitura de Sorriso ao valor de R$ 400 mil. 

"Se emite nota, paga os impostos, movimenta a economia local dos municípios e leva divertimento para povo, qual o problema? O problema é fazer uma declaração onde eles criticam os artistas que ganham dinheiro com uma lei de incentivo - que na verdade se trata de renúncia fiscal de empresa privada enquanto ganham milhões de reais - aí sim - do nosso dinheiro, fazendo esse tipo de apresentação como onde a tal fala foi feita", critica Tico Santa Cruz em texto postado no Facebook. 

"No final das contas o Zé Neto deu um baita tiro no pé e ainda expôs, se não a falta de conhecimento sobre o assunto abordado, uma grande hipocrisia", prossegue o líder do Detonautas. 

Confira a íntegra do texto

Oi gente, olha eu aqui novamente.

Rapidamente pra comentar sobre a fala do Zé Neto, que aliais conheci pessoalmente e foi muito gentil e simpático comigo quando nos esbarramos no saguão de um hotel em Nova Serrana - interior de Minas Gerais.

Quando postei a foto, não fiz nenhuma avaliação ou juízo de valor sobre em quem eles - porque o Cristiano estava junto também - apoiam politicamente.

Muita gente entrou pra ofender os caras por conta deles, aparentemente serem Bolsonaristas.

Meu objetivo era meramente mostrar que na estrada a gente esbarra com artistas de vários segmentos e atiçar o respeito pelo trabalho musical independente do meu gosto pessoal ou do gênero. Respeito é bom e todo mundo gosta.

No entanto ontem foi justamente o respeito pelo que tanto prezamos que faltou por parte do artista, que deu uma declaração muito infeliz numa indireta aparentemente para a Anitta.

Logo pra quem?

Para uma artista que cada dia mais está conquistando espaços relevantes no cenário internacional!

O show em Sorriso-MT foi organizado pela prefeitura, ou seja - com Dinheiro público.

Não é a primeira e nem será a última apresentação deles para prefeituras, até porque é importante que as secretarias de cultura promovam eventos dos mais variados para oferecer a população diversão, arte, e um pouco de alegria em tempos tão hostis.

Todo grande artista faz show para prefeituras, porque isso faz parte da indústria do entretenimento. Os cachês variam de acordo com o tamanho do artista. No caso de Zé Neto e Cristiano, estamos falando de 350 mil reais em média por show.

Já existem perfis na internet postando contratos dos artistas em diversos lugares cujo o pagamento de seus cachês foram feitos com verbas públicas. Muitos contratos, sem licitação inclusive.

Mas, se emite nota, paga os impostos, movimenta a economia local dos municípios e leva divertimento para povo, qual o problema?

O problema é fazer uma declaração onde eles criticam os artistas que ganham dinheiro com uma lei de incentivo - que na verdade se trata de renúncia fiscal de empresa privada enquanto ganham milhões de reais - aí sim - do nosso dinheiro, fazendo esse tipo de apresentação como onde a tal fala foi feita.

O Brasil entrou num espiral de ódio tão grande e com tamanha desinformação que o cara que esta recebendo cachê de prefeitura, ataca uma artista ou vários artistas que em sua maioria sequer fizerem uso dessas leis de incentivo.

Contraditório não?

Dito isso, fica muito claro o mal que essa polarização faz ao nosso país, ao nosso povo e a nossa cultura.

No final das contas o Zé Neto deu um baita tiro no pé e ainda expôs, se não a falta de conhecimento sobre o assunto abordado, uma grande hipocrisia - e se vocês querem saber, acho que fizeram isso apenas para acenar para o público que apoia o presidente - assim como eles - o que é um direito democrático - ainda que o próprio presidente viva atacando a democracia e colocaram o TOBA na janela porque agora com certeza a imprensa ou os blogs, páginas e veículos de comunicação terão acesso aos milhões que eles ganharam ( honestamente - assim aposto eu) com verbas dos cofres públicos.

Era só isso mesmo.

Quando forem atacar outros artistas, cuidado para não expor o telhado de vidro.

Preferia aquele Brasil, onde a gente - com todos os problemas que sempre tivemos - não éramos jogados uns contra os outros por conta de político!

Mas…