CULTURA

Masp censura evento para lançamento de livro de Boulos, diz editora

Em nota, editora ContraCorrente classifica o ato como "um grave atentado à liberdade de expressão". Na negativa, Masp teria alegado que "estatuto proíbe a realização de manifestações de caráter político"

Protesto no vão livre do Masp.Créditos: Divulgação
Escrito en CULTURA el

A Editora ContraCorrente, responsável pela produção do livro "Sem medo do futuro", de Guilherme Boulos (PSol-SP), divulgou nota nesta segunda-feira (2) em que acusa a direção do Museu de Artes de São Paulo (Masp) de censurar o evento de lançamento da obra, que estava marcado para às 19h desta terça-feira (3).

Na nota assinada por Camila Valim, Gustavo Marinho, Rafael Valim, Walfrido Warde e Silvio Almeida, editores da empresa, a ContraCorrente afirma que o cancelamento do evento foi comunicado na sexta-feira (29) por Karina Del Papa, que teria informado que foi uma decisão da diretoria do Masp.

"O Museu , recusou-se a alugar o auditório para  a Editora Contracorrente, sob o argumento de que é 'uma instituição privada sem fins lucrativos, independente e isenta', cujo estatuto proíbe a realização de quaisquer manifestações de caráter político", afirmam os editores.

"Convém observar que a equipe da editora já havia realizado  visitas técnicas, avaliado e assinado a minuta contratual e iniciado    a divulgação do lançamento", emenda.

A editora classifica o ato como "um grave atentado à liberdade de expressão por uma das mais importantes instituições cultural do país".

"Serve a presente para registrar os nossos mais veementes protestos contra a mencionada decisão do MASP de proibir o lançamento de um livro escrito por um dos mais relevantes homens públicos do país", diz a nota - leia a íntegra.

Patrimônio cultural nacional, o Masp é  administrado por uma sociedade civil de direito privado, criada pelo empresário Assis Chateaubriand na década de 1940. Atualmente, Heitor Martins é o presidente da instituição.

Archivos adjuntos