LULAÇO NO MUNICIPAL

VÍDEO: Teve Lulaço e participação do MST em ópera no Theatro Municipal de São Paulo

Releitura da Ópera “Café”, de Mário de Andrade, tem composição de Felipe Senna, adaptação de Sérgio de Carvalho e participação de Juçara Marçal

Lulaço no Municipal.Créditos: Reprodução de Vídeo
Por
Escrito en CULTURA el

A estreia da releitura da Ópera “Café”, de Mário de Andrade, nesta terça-feira (3), no Theatro Municipal de São Paulo, contou com a participação de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) e teve Lulaço na plateia.

A ópera tem composição de Felipe Senna e adaptação de Sérgio de Carvalho, e foi criada a partir do libreto de Mário de Andrade e celebra o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.

Considerado um dos textos mais politizados do autor, a montagem de Carvalho optou por substituir o ambiente lírico pela entrada de ritmos como jongo, choro e samba de cururuquara, em referência à cultura popular. 

A montagem teve ainda a participação da cantora Juçara Marçal e do rapper Negro Leo, que também é trabalhador de aplicativos.

Ao final do espetáculo, integrantes do MST entraram pelas laterais através da plateia e foram saudados pelo já tradicional Lulaço, que tem ocorrido em diversos espetáculos brasileiros. Veja o vídeo abaixo:

Sérgio de Carvalho contou no site do MST por que convidou o Movimento para participar do espetáculo:

"Foi para mostrar, lembrar na verdade, porque não é mostrar nada para ninguém, que a gente está num teatro público. O Theatro Municipal é um teatro da cidade de São Paulo, do povo dessa cidade, desse país", afirmou o dramaturgo, pesquisador, professor e fundador da Companhia Latão.

Além do MST, a obra traz a participação de outros movimentos populares de coletivos artísticos que farão intervenções dentro e fora do Theatro. Haverá participação da Orquestra Sinfônica Municipal, do Coral Paulistano e do Balé da Cidade de São Paulo.

Os ingressos custam entre R$ 30 e R$ 120. Para comprar basta acessar este site. As apresentações acontecem entre os dias 3, 4 e 6 de maio, às 20h, e nos dias 7 e 8 de maio, às 17h.