ARTE CONTRA A BARBÁRIE

Leoni critica produtivismo capitalista e exalta o direito a fazer nada em nova música; ouça aqui

À Fórum, o cantor e compositor falou sobre a canção “O Exercício da Preguiça”, lançada nesta sexta

Leoni critica produtivismo capitalista e exalta o direito a fazer nada em nova música; ouça aqui.Créditos: Divulgação
Escrito en CULTURA el

O cantor e compositor Leoni lançou nesta sexta-feira (17) o single “O Exercício da Preguiça”, onde ele critica o produtivismo capitalista que, a partir da ideia da produção total, censura qualquer tipo de preguiça ou o fato de alguma pessoa simplesmente fazer nada.

Para Leoni, “a preguiça é o avesso do utilitarismo, do produtivismo para o sistema, principalmente para o neoliberal, isso desde a reforma da igreja católica, a ética do trabalho, você não estar produzindo significa você estar em pecado”. 

Em determinado trecho da música, canta Leoni: “É terça, quatro da tarde/ e ele balança na rede/ É terça, quatro da tarde/ De vez em quando boceja/ Preguiça, ninguém discute/ é a sua maior virtude”. 

“A ideia foi criar o preguicismo, esse movimento perigosíssimo que, se a gente não produzir é o capitalismo que se ferra, porque quem trabalha mesmo não são os patrões, não é classe dominante que produz as mercadorias”, explica o cantor. 

Além disso, Leoni comenta o fato de ser aplaudido quando pessoas ricas e detentoras dos meios de produção tiram os seus momentos sabáticos ou ficam sem fazer nada em um terça-feira, como alude a canção. À classe trabalhadora, é negado o direito ao descanso e aos momentos sabáticos. 

“Só os pobres é que são preguiçosos. Os ricos, se tirarem ano sabático, 'beleza, tem que ir se reciclar', pobre não pode tirar nem semana sabática, nem feriado sabático, tem que trabalhar o tempo todo. Só a classe dominante tem direito à preguiça”, critica Leoni. 

Por fim, Leoni afirma que o objetivo é convocar as pessoas a fazerem nada, o que é extremamente difícil em um modelo de sociedade que vincula moral e ética ao trabalho. “Então a ideia era brincar com isso, criar o preguicismo, que é um movimento perigoso, pois você não tem que fazer nada, pelo contrário, se fizer alguma já é contra o exercício da preguiça. E o exercício da preguiça é exatamente isso: não fazer nada e é muito difícil”, finaliza. 

Confira abaixo a nova canção de Leoni, “O Exercício da Preguiça”.  

 

Temas