ÍCONE DA MÚSICA

Paul McCartney, 80: em 1967, ele se imaginou aposentado aos 64, mas está em plena atividade (vídeo)

Autor de Yesterday, Hey Jude, Penny Lane, Sgt. Pepper, Blackbird e Eleanor Rigby, entre outras, Paul, em mais de 60 anos de carreira, teve 32 músicas no topo do Billboard Hot 100. E ganhou 18 Grammys. Assista ao vídeo em homenagem ele na conta dos Beatles no Twitter

Paul McCartney pouco antes dos 80 e em 1964, aos 22 anos.Créditos: © Raphael Pour-Hashemi/wikimedia.org
Escrito en CULTURA el

Neste sábado (18), Paul McCartney  completa 80 anos. Numa situação bem diferente da que cantou em 1967 em "When I'm Sixty Four" (“Quando eu tiver 64”), lançada por um jovem Paul McCartney se imaginava aposentado aos 64 anos. Ele se prepara para mais um show, desta vez no festival de Glastonbury, um dos maiores do calendário internacional, dia 25. 

Ele se tornará a atração mais veterana da história desse lendário evento, que todos os anos atrai milhares de pessoas ao sudoeste da Inglaterra. “A multidão de Glastonbury sempre me lembrou uma cena de batalha medieval", tuitou no final de março.

O show acontecerá dez dias após o término de sua turnê "Got Back Tour", com a qual lotou estádios nos Estados Unidos há um mês e meio.

Paul recebeu uma homenagem na conta dos Beatles, uma das bandas mais famosas da história e que ele fundou e fez parte até a década de 1970, em uma publicação nas redes sociais.

“Feliz aniversário, Paul”, diz a publicação. O post conta com um vídeo que mostra a trajetória do cantor no banda de rock, com trechos de alguns videoclipes gravados ao longo dos anos. Veja: 

James Paul McCartney nasceu em Liverpool em 1942, em uma família modesta. Sua mãe, uma parteira, morreu quando ele tinha 14 anos.

Aos 15 anos, conheceu John Lennon e tocou com ele nos Quarrymen, que mais tarde se tornariam os Beatles, com a chegada de George Harrison e Ringo Starr. Os quatro, com seus cortes de cabelo icônicos, causaram histeria entre seus fãs. E assim "Beatlemania" varreu o mundo.

Ao lado de Lennon, McCartney escreveu sucessos como “Yesterday”, "Hey Jude", "Penny Lane", "Sgt. Pepper", “Blackbird” e “Eleanor Rigby”.  “Yesterday” foi gravado em nada menos que 1.600 versões diferentes.

A amizade de adolescência foi, no entanto, rompida. As filmagens de "Let It Be", em torno do álbum homônimo, levaram ao fim do "Fab Four" em 10 de abril de 1970, provocando comoção em milhões de fãs em todo o mundo.

McCartney formou o grupo Wings com sua esposa, a fotógrafa Linda Eastman, no teclado. Antes viciado em LSD, tornou-se um pai de família vegetariano. O casal criou quatro filhos, Mary, a estilista Stella, James e Heather, do casamento anterior de Linda.

Após 29 anos de casamento, Linda morreu em 1998 de câncer de mama. McCartney passou a se dedicar a boas causas: meio ambiente, animais, direitos humanos. Tentou música clássica, pintura e escultura.

Conheceu Heather Mills, uma ex-modelo, com quem se casou em 2002. Eles tiveram uma filha, Beatrice, antes do divórcio em 2008.

Em outubro de 2011, McCartney se casou com a americana Nancy Shevell, herdeira de um rico empresário americano. O Sunday Times estima a riqueza do casal em £ 865 milhões (mais de US$ 1 bilhão).

Ao longo de sua carreira de sucesso, recebeu inúmeros prêmios, incluindo 18 Grammys, e foi nomeado "sir" pela rainha Elizabeth II em 1997. Agora, há rumores de que poderá, em breve, ser feito "lord", em um novo reconhecimento de seu trabalho.

Dos quatro Beatles, apenas McCartney e Ringo Starr ainda estão vivos. O baterista, de 81 anos, também segue em turnê.