TERRITORIALIZAÇÃO

Websérie sobre projeto que fomentou atividades nas periferias mostra força coletiva

A obra “Periferia é Periferia”, promovida por Fundação Perseu Abramo e Friedrich-Ebert-Stiftung, será exibida em oito episódios semanais

"Periferia é Periferia" mostra a força dos coletivos.Créditos: Reprodução/YouTube
Escrito en CULTURA el

A Fundação Perseu Abramo (FPA) e a Friedrich-Ebert-Stiftung (FES Brasil) lançam, nesta quarta-feira (29), às 15 horas, a websérie “Periferia é Periferia”. A obra documenta os resultados de territorialização do Projeto Reconexão Periferias e será apresentada em oito episódios semanais, disponibilizados no canal da FPA no YouTube.

Desde seu início em 2017, o Projeto Reconexão Periferias vem sendo construído em conjunto, contando com a colaboração de ativistas, militantes, coletivos, movimentos, artistas e pesquisadores das periferias brasileiras.

Ao longo dos anos, uma das iniciativas para ampliar o diálogo com os mais de 800 coletivos, movimentos sociais e organizações das periferias cadastrados é a chamada territorialização.

O projeto tem feito atividades de territorialização desde 2019, ano no qual foram realizados cinco encontros regionais, de Norte a Sul, com parte da rede de mapeados, ativistas e militantes periféricos.

Em 2020, a territorialização aconteceu a partir de uma chamada pública, que contemplou 28 organizações do mapeamento, buscando fortalecer suas ações nos territórios.

Foram contempladas organizações de todas as regiões do país e com atuações de temáticas diversas, desde o rap indígena até a produção de sabão, formação de lideranças, produção audiovisual, lives temáticas, oficinas de fotografia, produção de revistas, cartilhas e livros e, até mesmo, ações que visavam conscientizar e ajudar a população em meio ao cenário pandêmico.

A websérie

“Periferia é Periferia” aponta como o projeto Reconexão Periferias, da FPA, em parceria com a FES Brasil, partiu de seu acúmulo de cinco anos de mapeamento e criação de pontes entre coletivos periféricos do Brasil para criar um edital de fomento à atividade desses coletivos, com o objetivo de potencializar essas ações.

Em oito episódios, lançados semanalmente a partir desta quarta (29), a websérie apresenta parte dos resultados alcançados e mostra que os coletivos de periferia são capazes de promover transformações significativas, mesmo com poucos recursos.