ELEIÇÕES 2022

Pedro Cardoso: Prefiro Ciro, mas voto "Lula lá, com todo meu amor pelo Brasil"

Segundo o ator, para derrotar o fascismo se impõe a arma símbolo da idealização do afeto. "E quem encarna esse deus orixá avatar do amor da pessoa pobre brasileira é Lula".

Ciro Gomes, Pedro Cardoso e Lula.Créditos: Youtube/Instagram/Ricardo Stuckert
Escrito en CULTURA el

Em um longo texto divulgado em seu perfil no Instagram nesta quarta-feira (20), o ator Pedro Cardoso declara seu voto em Lula (PT) nas eleições presidenciais, mesmo preferindo o candidato do PDT, Ciro Gomes.

"Eu prefiro Ciro mas vou votar em Lula para acompanhar a decisão da maioria. O fascismo brasileiro é um inimigo do tamanho do Brasil; um inimigo cujo o superpoder é a irracionalidade. Contra ela se impõe a arma símbolo da idealização do afeto. E quem encarna esse deus orixa avatar do amor da pessoa pobre brasileira é Lula", diz Carodos, que emenda: "são circunstâncias do momento. Portanto: Lula Lá com todo meu amor pelo Brasil".

No texto, o ator diz que "Ciro se move pelo mundo envenenado da política", segundo ele "tarefa impossível de se cumprir sem ser contaminado" e diz relevar as investidas publicitárias do ex-ministro, que tem João Santana como marqueteiro.

"Relevo nele o apego as táticas da publicidade pessoal propagandística pq todos estamos prisioneiros da lógica perversa da comunicação coletiva. É a este aprisionamento da democracia pela publicidade que me oponho".

Em seguida, Cardoso explica os motivos que o levaram a optar por Lula. 

"Pela simples razão de que Lula é o que mais comove, neste momento, o anseio pela restauração de alguma identidade melhor do brasil. Lula é a nossa última boa lembrança. Posso analisar e, até, discordar da maioria; mas eu vou me rendar a ela. Se quase todos querem Lula, eu também quero. Sei dos riscos, dos defeitos do PT, da responsabilidade deles em muito do que deu errado; mas tb creio na intuição de tanta gente", diz.

Leia o texto na íntegra.