PROTESTO

Bebel Gilberto fala sobre ter pisoteado bandeira do Brasil e detona Mario Frias; confira

Cantora, além de pedir desculpas pelo gesto e dizer que foi um ato impensado, já que entregou "um presente para a extrema direita", ironizou o ex-secretário de Cultura, que atropelou o português ao criticá-la

Bebel Gilberto pede desculpas por gesto em show e responde Mario Frias.Créditos: Reprodução
Escrito en CULTURA el

A cantora Bebel Gilberto usou as redes sociais, na noite deste sábado (23), para se pronunciar sobre o gesto polêmico de pisotear uma bandeira do Brasil em show na Califórnia (EUA), na última terça-feira (19). Na ocasião, ela disse ao sambar com os pés sobre o símbolo nacional: ""Desculpe fazer isso. Mas... eu estou feliz de ser brasileira ou não?".  

Um dos primeiros a criticar a atitude de Bebel foi o ex-galã da novela "Malhação", Mario Frias, que atuou como secretário de Cultura do governo Bolsonaro. "Esta é Bebel Gilberto, filha do compositor João Gilberto, sobrinha de Chico Buarque. Vejam o q ela fez com a bandeira do Brasil recebida de um expectador em San Francisco. Essa gente não sente nada pelo Brasil. Gostam apenas de se beneficiar do que o povo pode lhes proporcionar", escreveu Frias, atropelando o português, já que a palavra correta, neste caso, seria "espectador", e não "expectador"

Rapidamente a imagem se espalhou entre bolsonaristas, que passaram a atacar a filha de João Gilberto. Ao comentar a repercussão, a cantora pediu desculpas e disse o que fez foi um "ato impensado". 

"Foi um ato impensado meu, porque se tivesse tido tempo de raciocinar teria me ocorrido que eu estava entregando de presente para a extrema-direita uma imagem com a qual poderiam destilar o seu ódio repugnante e o seu falso patriotismo - essa gente que sequestrou os símbolos nacionais e corrói a democracia brasileira com o seu projeto autoritário de poder... Foi por esse motivo que soltei o nome do inominável no meu gesto impulsivo no palco", escreveu. 

Bebel divulgou a íntegra do vídeo, que mostra seu pedido de desculpas ao público, e ainda ironizou o erro de português de Mario Frias

"Imediatamente depois, porém, me dei conta de que a bandeira também pertence a todos os brasileiros e me desculpei com o público. O excelentíssimo Secretário de Cultura, no entanto, ignorou essa parte do vídeo e fez aquilo que sabe fazer de melhor. Não, não é escrever o português com erros, mas manipular a informação para instigar a base de fanáticos que o segue. Publico aqui o vídeo completo em que me desculpo", pontuou a cantora. 

Confira