THE BEATLES

Lennon e McCartney se conheceram há 65 anos; saiba aqui como foi

Duas semanas após o primeiro encontro, John convidou Paul para entrar em sua banda, a Quarry Men que, logo a seguir, mudou o nome para The Beatles

John e Paul jovens.Créditos: Redes Sociais
Escrito en CULTURA el

Há exatos 65 anos, no dia 6 de julho de 1957, aconteceu em Liverpool, cidade portuária da Inglaterra, o primeiro encontro entre John Lennon e Paul McCartney, que até então eram dois adolescentes músicos apaixonados pelo rock and roll americano.

O fato se deu no evento anual Woolton Parish Church Garden Fete, um desfile e uma feira ao ar livre na qual John e seu grupo The Quarry Men Skiffle tinham sido convidados a tocar. As atrações principais do dia eram uma feira de cachorros e uma banda de metais. Lennon e sua banda conseguiram se apresentar por lá graças a uma interferência familiar.

Paul McCartney, então com 15 anos, apareceu por lá e afirma ter gostado bastante do que viu, a despeito da completa falta de experiência dos músicos. Após o show, um amigo em comum apresentou os dois. John e os membros da Quarry Men Skiffle descansavam, quando Paul pegou o violão e tocou “Twenty Flight Rock”, de Eddie Cochran, e depois “Be-Bop-A-Lula” de Gene Vincent e, então, um medley com músicas de Little Richard, canções e artistas que estavam estourados nas paradas da época.

John ficou surpreso

De acordo com Jim O’Donnell em seu livro “The Day John Met Paul” (O Dia em que John Conheceu Paul), “um jovem que não fica facilmente surpreendido, John fica surpreendido nesse momento”.

Duas semanas depois, John convidou Paul para entrar em sua banda.

"John era muito bom"

Paul McCartney comentou sobre o encontro em entrevista à revista Rolling Stone, em 1995: “Lembro-me de entrar na festa e ver todas as apresentações e uma me chamou atenção. Era John e a banda. Lembro que fiquei impressionado e pensei: ‘Oh, ótimo’, porque eu estava obviamente atento à música. Lembro-me de John cantando uma música chamada ‘Come Go With Me’. Ele ouviu isso no rádio.

Ele realmente não conhecia os versos, mas sabia o refrão”. Paul ainda acrescentou: “Eu apenas pensei: ‘Bem, ele parece bem, está cantando bem e parece ser um ótimo vocalista.’ Lembro que John era muito bom. Ele era realmente o integrante com maior destaque.

Tempos depois, quem entrou na banda foi o caçula George Harrison. O baterista Richard Starkey, conhecido por todos como Ringo Starr, considerado o melhor de Liverpool e até então o músico mais conceituado na cidade de todos eles, foi o último a entrar.

O Quarry Men mudou o nome para The Beatles e o resto é história.