REFLEXÃO

Jornalista aborda o que é ser “normal” em estreia na literatura infanto-juvenil

Rodrigo Savazoni lança “Teresa Cientista em O Problema de Ser Normal”, com ilustrações da artista gráfica Fixxa

O autor Rodrigo Savazoni.Créditos: Reprodução/YouTube Innovacion Ciudadana
Escrito en CULTURA el

Em sua estreia na literatura infanto-juvenil, o jornalista, produtor cultural e escritor, Rodrigo Savazoni busca debater "O que é ser normal”, um questionamento simples e, ao mesmo templo, complexo.

Em “Teresa Cientista em O Problema de Ser Normal”, publicado pela Realejo Editora, a personagem título mergulha em uma aventura para tentar ajudar o autor a encontrar estas e outras respostas.

Na história, Teresa, uma menina de dez anos com mania de ser cientista, resolve investigar o que é “ser normal”. Intrigada depois de descobrir na escola que sua melhor amiga a vê desta forma, ela cria seu próprio método - com hipóteses, evidências, entrevistas e gráficos - para tentar chegar a uma conclusão.

“Se você se acha diferente de suas primas, amigas e vizinhas, e não sabe dizer quem é a mais normal, então esse livro é pra você. Porque a Teresa, aqui, também quer saber se é normal. E o Rodrigo, que escreveu esse livro, é um cara muito legal, desses que passam o tempo todo pensando em maneiras de ajudar os outros. Ao lado dele, as pessoas mais diferentes do mundo parecem muito normais. Isso porque ele sabe, e elas também, que é muito bom ser do jeitinho que a gente quiser”, resume o escritor Roberto Taddei, ao apresentar a obra.

O livro foi contemplado pelo Fundo de Cultura de Santos (Facult), realizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Santos, no litoral paulista (Secult), e será lançado no dia 20 de agosto, às 15 horas, na Livraria Realejo, à Rua Marechal Deodoro, 2, no bairro Gonzaga, em Santos, com a presença do autor. Já no dia 27 de agosto será a vez de Brasília (DF), com tarde de autógrafos na Circulares Livraria, CLN 113, Bloco A - Loja 7 - Asa Norte, às 17 horas.

Os lançamentos contarão com a participação da escritora e atriz Maria Carolina Machado, idealizadora do projeto audiovisual de leituras literárias #queroteler. Ela fará a leitura de trechos do livro nas duas ocasiões.

“Teresa Cientista em O Problema de Ser Normal” também marca a estreia da artista plástica, arte-educadora e produtora cultural Fixxa como ilustradora. Pioneira do grafite feminino em Santos, época em que adotou o pseudônimo, Aline Benedito também utiliza técnicas como sticker, estêncil e lambe-lambe em seus trabalhos, reconhecidos no Brasil e no exterior, e em sua maioria focados no protagonismo feminino.

Reprodução

Conheça o autor

Rodrigo Savazoni nasceu em 1980, em Jundiaí (SP). Estudou jornalismo e ciências humanas. É também pesquisador, escritor, realizador multimídia e produtor cultural.

Escreveu alguns livros para adultos, entre ensaios, artigos, reflexões e poesia, tais como “A Onda Rosa-Choque: Reflexões sobre Redes, Cultura e Política” e “O Comum Entre Nós: Da Cultura Digital à Democracia do Século XXI”. O autor vive em Santos, com seus dois filhos, Júlia e Francisco.

“Teresa Cientista em O Problema de Ser Normal” já está disponível para venda em todo país aqui pelo site.