MARIELLE VIVE!

Roger Waters homenageia Marielle Franco em nova turnê nos EUA

Músico projeta o nome da brasileira junto de outros defensores dos direitos humanos e manda recado para fãs que reclamam das suas mensagens políticas: “caiam fora”

Roger Waters homenageia Marielle Franco durante show em Detroit em 23 de julho de 2022.Créditos: Reprodução / Youtube / DIMEBAGDARYL79
Escrito en CULTURA el

Marielle Franco, vereadora e defensora dos Direitos Humanos assassinada em março de 2018 no Rio de Janeiro com um tiro na cabeça por Ronnie Lessa, tem sido homenageada pelo músico inglês Roger Waters em sua nova turnê, This is not a drill [isto não é uma broca; em tradução livre], que começou a alguns meses nos Estados Unidos.

A notícia agradou o partido de Marielle. “O nome de Mari aparece em projeções durante o show junto com outros defensores dos direitos de Direitos Humanos. Valeu, Roger Waters!”, publicou a conta do PSOL carioca no twitter.

Em sua última passagem pelo Brasil em 2018, Roger Waters vestiu no Maracanã uma camiseta com os dizeres “lute como Marielle Franco” e recebeu no palco familiares da vereadora. Ele teria dito no mesmo show que Marielle, assim como ele, defendia os direitos humanos.

Naquele ano Waters também fez uma série de projeções criticando lideranças da extrema-direita global como o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente brasileiro Jair Bolsonaro. O show gerou uma serie de polêmicas nas redes sociais e tornou-se comum que fãs de Waters, ou de sua banda mais famosa, o Pink Floyd, criticassem suas posturas políticas, cobrando-lhe mais discrição nesse sentido. O mesmo passou a ocorrer também com outros artistas.

No entanto, o músico não acatou a sugestão e logo no segundo show da nova turnê, na cidade de Pittsburgh, no estado da Pensilvânia, nos EUA, mandou um recado para quem não quer vê-lo falar sobre política e direitos humanos. “Se você é uma daquelas pessoas ‘Eu amo Pink Floyd mas não suporto as mensagens políticas’, seria bom pra você cair fora agora e ir para o bar, declarou.