SHOW HISTÓRICO

Rock in Rio: Racionais cantam mártires negros. Marighella, Marielle, Miguel, Moïse e outros -vídeos

Num show arrebatador, o maior grupo do rap brasileiro e considerado por muitos críticos como o maior grupo de todos os gêneros do país. As fotos de alguns dos mártires negros do Brasil projetadas num telão foram surpreendentes

Cenas do show dos Racionais MC's no Rock in Rio.Créditos: Reprodução
Escrito en CULTURA el

Mano Brown, Edi Rock, Ice Blue, Lino kriss e o Mestre Kl Jay mudaram a história do Rock in Rio e fizeram um show sem precedentes, qualificado quase unanimemente pelos críticos musicais de “histórico”. "Negro Drama", um dos hits dos Racionais MC's, foi uma das performances mais emocionantes, com a projeção das fotos de pessoas negras assassinadas no país. Durante a performance de "Mil Faces de um Homem Leal", homenagem a Carlos Marighella, a foto do guerrilheiro brasileiro comparado a Che Guevara surgiu ao fundo no telão. 

Ao fim da performance, o público puxou um coro estrondoso com xingamentos a Jair Bolsonaro.

O palco tinha duas grandes escadas ao fundo, como se fosse uma estação de trem de São Paulo. Amigos dos integrantes do grupo atuaram como figurantes, com destaque para um palhaço e uma pessoa de moto, que deram um aspecto teatral ao show.

Foram muitos os mártires negros apresentados ao público. Líderes do movimento negro brasileiro, como Douglas Belchior, saudaram emocionados:

“Agatha, presente!

Claudia, presente!

Durval, presente!

Genivaldo, presente!

João Pedro, presente!

Kathleen, presente!

Luana, presente!

Moïse, presente!

Miguel, presente!

Moa do Katende, presente!

Marielle, presente!

Negro drama. Histórico, irmão. 

Obrigada”

Emocionada ficou também Mirtes Renata, mãe do menino Miguel, lançado à morte em 2 de junho de 2020 por uma socialite branca de Pernambuco, a primeira-dama do município de Tamandaré, Sari Corte-Real. Com apenas 5 anos de idade, Miguel Otávio Santana da Silva, que estava sob os cuidados de Corte-Real,  morreu após cair do 9º andar de um prédio de luxo no Centro do Recife. Ele tinha sido deixado por Mirtes Renata, que era empregada da família Corte-Real, no apartamento, enquanto cumpria a ordem de passear na rua com o cachorro dos patrões.

Numa mensagem noTwitter, pouco depois das 22h deste sábado, ela registrou: “Estou muito emocionada, vi a foto do meu filho no telão do Rock in Rio ao som de Racionais MC's. #justiçapormiguel”.

Cerca de 40 minutos depois, os Racionais responderam a Mirtes Renata, também pelo Twitter: "Sem justiça não haverá paz, forte abraço da parte do Racionais dona Mirtes".

Apesar da relevância e impacto do espetáculo, os Racionais foram empurrados para um palco secundário pela organização do Rock in Rio, onde se apresentaram pela primeira vez. 

Veja cenas do show e algumas reações: