GANJA

“Baseadaço”: fãs de Gilberto Gil organizam inusitada homenagem ao cantor; entenda

O compositor se apresenta neste domingo em Florianópolis, onde uma homenagem ao artista foi rejeitada pela Câmara Municipal dos Vereadores

“Baseadaço”: fãs de Gilberto Gil organizam inusitada homenagem ao cantor; entenda.Créditos: Divulgação
Escrito en CULTURA el

O cantor e compositor Gilberto Gil se apresenta neste domingo (26), às 19h, na cidade de Florianópolis (SC). O show faz parte da Maratona Cultural de Florianópolis, que começou no dia 23 e termina neste domingo. A ação cultural consiste em uma série de intervenções artísticas em vários pontos da cidade. Além disso, a programação celebra os 350 anos da capital de Santa Catarina. 

Além de ser a atração principal do evento, o show de Gilberto Gil acontece em meio a um cenário inusitado, pois, no último dia 14 de fevereiro a Câmara Municipal de Florianópolis rejeitou conceder o título de cidadão honorário a Gil. Essa é a segunda vez que tal homenagem é rejeitada pela maioria dos vereadores da cidade. Ironicamente, mas sem surpresas, a mesma Câmara, alguns dias depois, aprovou a entrega do mesmo título ao empresário bolsonarista Luciano Hang, dono da Havan.

Gilberto Gil possui uma relação de longa data com a cidade de Florianópolis, pois, foi na capital de Santa Catarina, em 1976, que ele foi preso por porte de maconha. Tempos depois, Gil afirmou que os militares encontraram uma "bagana" (pequeno cigarro de maconha) dentro de sua carteira. Além de Gil, também estavam hospedados no Hotel Ivoram, Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gal Costa. À época, eles estavam em turnê com o projeto Os Doces Bárbaros. 

 

“Baseadaço” para Gilberto Gil 

 

Por conta de todos esse contexto histórico que envolve Gilberto Gil e a cidade de Florianópolis, fãs do compositor organizaram uma homenagem inusitada, mas que com certeza vai deixar Gil orgulhoso, para o show deste domingo. 

De acordo com informações obtidas pela reportagem da Fórum, a ideia é fazer um grande “baseadaço” entre a terceira e a quinta música e promover uma grande marofa (fumaça de maconha). A convocatória para a homenagem diz o seguinte: 

“Em homenagem a ele, que foi preso por porte de tóxico aqui nesta mesma ilha provinciana ao sul do mundo, vamos acender, como forma de resgate histórico e galhofa, muitos baseados ao mesmo tempo durante o show de hoje. Entre a terceira e a quinta música, vamos incendiar a Paulo Fontes com aquela marofa pra deixar o Gil de 1976 orgulhoso da gente! Quem tá dentro?”, convocam fãs de Gilberto Gil. 


Serviço: 

O show de Gilberto Gil será realizado neste domingo (16), no Palco Claro Música, na Avenida Paulo Fontes, no Largo da Alfândega, no Centro de Florianópolis, a partir da 19h. O evento é gratuito.