Um dos nomes mais conhecidos da TV brasileira, principalmente por sua história na Globo, o jornalista Maurício Kubrusly está afastado da telinha desde 2019.
Na ocasião, ele apresentou sintomas similares ao Alzheimer. Porém, somente em 2022, recebeu o diagnóstico de demência frontotemporal.
Te podría interesar
A esposa de Kubrusly, Beatriz Goulart, fez uma revelação chocante. O jornalista, hoje com 79 anos, cogitou se submeter à eutanásia por causa da doença que não tem cura.
Beatriz declarou que, na atual situação de Kubrusly, “a morte é um assunto” muito presente na vida do casal.
Te podría interesar
“Maurício chegou a mencionar seguir o mesmo caminho escolhido por Antonio Cicero (escritor e poeta que fez eutanásia). ‘Não tenho mais o que fazer aqui’, disparou certa vez. Eu o demovi da ideia. Não vou ficar viúva, não. Mas estou me preparando para o dia em que ele esquecer meu nome”, afirmou Beatriz, em entrevista ao colunista Valmir Moratelli, na Veja.
A esposa de Kubruesly disse, ainda, que ele “sempre foi um leitor voraz” e que percebeu a doença ao não conseguir ler um jornal. Recentemente, ele também perdeu a capacidade de falar. “Percebi que os lapsos de memória recentes tinham evoluído para outro estágio, algo mais sério. Maurício perdeu de vez a capacidade de leitura. E parou também de usar o celular, porque começou a mandar mensagens e fotos para pessoas erradas. Entendi que ele estava mudando, e rapidamente. Há menos de um mês, aos 79 anos, parou de falar. É do que mais sinto falta: dividir com ele suas descobertas do mundo”, lamentou.
Beatriz relatou, também, que o casal passou quase 20 anos vivendo em casas separadas e que foram morar juntos, a pedido de Kubrusly, durante a pandemia de Covid-19, depois que ele percebeu que estava doente.
“Maurício manteve por muito tempo a consciência do que estava acontecendo. Tanto que, no meio da pandemia, depois de quase duas décadas de um relacionamento em casas separadas, ele propôs: ‘É hora da gente morar junto. Estou esquecendo as coisas’”, destacou ela.
Vida em documentário
A trajetória do jornalista é retratada no documentário “Kubrusly: mistério sempre há de pintar por aí”, veiculado no Globoplay. O casal mora em Serra Grande, no litoral sul da Bahia.
Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.