SANGRIA

Bacurau: Por que o Açude Gargalheiras, cenário do filme, viralizou nas redes?

Com a reprise do filme em horário nobre da Globo, o longa metragem de Kleber Mendonça voltou para os trendings, mas por um motivo específico

Bacurau: Por que o Açude Gargalheiras, cenário do filme, viralizou nas redes?.Créditos: Divulgação
Escrito en CULTURA el

Na última segunda-feira (1), a Globo exibiu o filme "Bacurau" (2018), longa-metragem dirigido por Kleber Mendonça Filho, no programa Tela Quente, veiculado logo após a novela das 21 horas.

Como se sabe, à época da exibição de "Bacurau" nos cinemas do Brasil, o longa-metragem se tornou um fenômeno de público e dominou as discussões nas redes sociais por um longo período.

Porém, com a reprise do longa no Tela Quente, o filme “Bacurau” voltou a dominar os trending topics das redes sociais, mas por um outro motivo.

Ao celebrar a exibição de "Bacurau" em horário nobre na televisão aberta, o cineasta Kleber Mendonça Filho chamou a atenção para um fato: o Açude Gargalheiras, localizado no município de Acari, no Seridó potiguar, e que serviu de cenário para o esconderijo do icônico personagem Lunga, interpretado de maneira magistral por Silvero Pereira.

Lunga, personagem de "Bacurau" que se escondia no açude/ Divulgação

Mas por que o diretor de Bacurau, Kleber Mendonça Filho, chamou atenção para o Açude de Gargalheiras? Por meio de imagens compartilhadas em seu perfil no X (antigo Twitter), Mendonça mostra que, quando da época da gravação de "Bacurau", o Açude Gargalheiras estava completamente seco e hoje ele se encontra completamente cheio e sangrou nesta semana após mais de uma década. 

 

 

A sangria do Açude Gargalheiras, a primeira em 13 anos, foi comemorada pela governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), pela deputada federal Natália Bonavides (PT-RN) e pela população local. 

 

Após as publicações de Kleber Mendonça Filho, da governadora Fátima Bezerra e da deputada Natália Bonavides, o assunto "Açude Gargalheiras" viralizou nas redes, uma série de vídeos com a "sangria" do açude se espalharam pelas redes.

 

O repórter da revista Fórum, Henrique Rodrigues, esteve nos arredores do Açude Gargalheiras, em Acari, em 2012 e relata que na época "ele estava bem seco", o que pode ser conferido nas fotos realizadas por Rodrigues e que você pode conferir abaixo:

Créditos: Henrique Rodrigues

 

Créditos: Henrique Rodrigues

 

Créditos: Henrique Rodrigues


O Açude Gargalheiras é patrimônio histórico, geográfico, paisagístico, ambiental e turístico do Rio Grande do Norte.   

Temas

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar