LUTO NO CINEMA

Ator que estrelou sucessos de bilheteria como Titanic e Senhor dos Anéis morre aos 79 anos

Lou Coulson, agente do ator, confirmou sua morte à BBC

Cartazes oficiais de Titanic (1997) e O Senhor dos Anéis - As Duas Torres (2002).Créditos: Reprodução
Escrito en CULTURA el

O ator Bernard Hill, que estrelou sucessos de bilheteria como "Titanic" e "O Senhor dos Anéis, morreu aos 79 anos neste domingo (5). O falecimento foi confirmado por Lou Coulson, seu agente, à BBC. No entanto, ainda não se sabe a causa da morte.

Em “O Senhor dos Anéis”, Hill viveu a história do Rei Théoden, monarca de Rohan que esteve possuído pelo mago Saruman até ser libertado por Gandaulf, um dos principais personagens da trama. Ele apareceu em “As Duas Torres” e o “O Retorno do Rei”, segundo e terceiro episódios da trilogia lançados em 2002 e 2003.

Bernard Hill como Rei Théoden, em Senhor dos Anéis. Créditos:  Divulgação/Warner Bros

Já em "Titanic", lançado em 1997 ao lado de estrelas como Kate Winslet e Leonardo Di Caprio, Hill incorporou o papel de Edward Smith, o capitão do transatlântico. O personagem realmente existiu na vida real. Nasceu em 1850 em Hanley, na Inglaterra, e morreu em 1912 com o naufrágio – de fato – do Titanic.

No filme, o Capitão Smith interpretado por Bernard Hill planejava se aposentar após a apoteótica viagem inaugural do maior e mais bem equipado navio de então. Irredutível quanto às chances do naufrágio, ele se trancou na ponte de comando do Titanic no momento que tudo ia literalmente por água abaixo, e morreu em icônica cena na qual as águas do Oceano Atlântico quebram as janelas do local.

Bernard Hill como Edward Smith, em Titanic. Créditos: Reprodução/Titanic

Em ambos os filmes, venceu 11 premiações no Oscar, batendo um verdadeiro recorde na história do prêmio. Entre seus trabalhos mais marcantes, participou da série "Boys from the Blackstuff", lançada em 1982, onde interpretou Yosser Hughes, um homem que lidava com o desemprego em Liverpool; e dos filmes Gandhi (1982), Rebelião em Alto-Mar (1984) com Mel Gibson e Anthony Hopkins, e True Crime (1999) de Clint Eastwood, onde interpretou Luther Plunkitt, o diretor da famosa prisão de San Quentin, nos EUA.

Recentemente fez Walf Hall (2015) e voltaria às telas a partir desse domingo (5) na segunda temporada de “The Responder”, da BBC, ao lado de Martin Freeman.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar