Em um depoimento lindo e extremamente afetivo por ocasião dos 80 anos de Chico Buarque, comemorados na última quarta-feira (19), sua filha mais velha, a atriz Sílvia Buarque revelou, entre outras coisas, a canção que ele, certo dia afirmou que talvez fosse “a mais bonita do mundo”.
Segundo ela, “o mais lindo foi ele cantarolar por dias, há anos, “Ev'ry time we say goodbye” (de Cole Porter). Perguntei o porquê da insistência. Ele respondeu algo como: “Porque, talvez, essa seja a música mais linda do mundo.”
Te podría interesar
Ela encerra o depoimento publicado no jornal O Globo com a frase:
“Ele diz que fazer 80 anos não é mais que sua obrigação. Um beijo, meu pai.”
Te podría interesar
A canção
“Ev'ry time we say goodbye” é, de fato, maravilhosa e foi composta pelo americano Cole Porter e lançada em 1944, por Nan Wynn e Jere McMahon na revista musical Seven Lively Arts de Billy Rose.
Desde então, a canção passou a fazer parte do Great American Songbook e ganhou inúmeras versões, entre elas as de Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan, Ray Charles e Betty Carter, John Coltrane, Julie London, Simply Red, Annie Lenox, Carly Simon, Diana Krall e Lady Gaga.
“Ev'ry time we say goodbye” fala da tristeza de quando a amada tem que partir e a felicidade de sua volta. Em uma passagem genial, Cole Porter segue com a melodia em tom maior para, de repente, mudar para um tom menor, caracterizado por ter um som mais melancólico e triste, e encerrar com a frase título: “Toda vez que dizemos adeus”.
Ouça abaixo duas versões para “Ev'ry time we say goodbye”: