LITERATURA BRASILEIRA

Americana que viralizou com ‘Memórias Póstumas’, lê ‘Dom Casmurro’ e se prepara: “Traiu ou não traiu?”

Após compartilhar leitura de 'Memórias Póstumas' nas redes, Courtney Hnning Novak impulsionou livro para lista de mais vendidos nos EUA em maio

Courtney Henning Novak que ganhou fama com a leitura de ‘Memórias Póstumas de Brás Cubas’ revelou que ‘Dom Casmurro’ será sua próxima leitura.Créditos: Reprodução/Instagram @courtneyhenningnovak
Escrito en CULTURA el

Courtney Henning Novak, a escritora e influenciadora digital norte-americana de 44 anos, que ganhou fama com a leitura de ‘Memórias Póstumas de Brás Cubas’ de Machado de Assis, revelou que ‘Dom Casmurro’, outro clássico do autor brasileiro, será sua próxima leitura.

Impulsionada principalmente pela pressão dos perfis brasileiros nas redes sociais e sua admiração por Machado de Assis, a norte-americana decidiu se dedicar à história que descreve o relacionamento entre os personagens Bentinho e Capitu.

"Um parque coberto de trampolins é o lugar perfeito para embarcar em uma nova aventura de leitura, mesmo que isso signifique que estou trapaceando em minha busca #readaroundtheworld. A pressão dos brasileiros é impressionante!”, escreveu ela nas redes sociais.

Publicação de Courtney sobre 'Dom Casmurro'. Crédito: Reprodução/Instagram

Em maio, após ler ‘Memórias Póstumas de Brás Cubas’ e eleger como seu novo livro favorito, Courtney lamentou: “O que vou fazer do resto da minha vida depois que terminá-lo? Tenho um monte de coisa pra ler ainda, mas nada vai se comparar a isso aqui. Quero aprender português". A escolha do livro veio de seu projeto de ler uma obra de cada país, compartilhado em uma hashtag. Seu post no TikTok sobre a experiência com a obra brasileira viralizou.

Publicado originalmente em 1881 e aclamado pela crítica literária, o livro passou a ocupar o topo da lista de mais vendidos da Amazon na categoria Literatura Latino-Americana e Caribenha, na versão em inglês, após o relato de Novak. Na história, Brás Cubas lança um olhar sobre as diversas ideologias, convicções morais e preconceitos que dominavam o cenário cultural naquele momento, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, confrontando modelos explicativos, abrangendo desde a religião até a ciência. Leia mais nesta reportagem da Fórum.

Relembre história de ‘Dom Casmurro’

A história que não tem fim, ou talvez, a maior polêmica da literatura brasileira, o clássico “Dom Casmurro” retrata o relacionamento profundo entre dois personagens: Bento Santiago e Capitolina. Desde a infância, na rua do Matacavalos, Bentinho nutre uma paixão avassaladora por Capitu, sua amiga e futura esposa. A relação entre os dois é marcada por uma intensa cumplicidade. No entanto, com o passar dos anos, a obsessão de Bentinho por Capitu se transformaria em ciúme possessivo.

O principal ponto de discórdia surge com a chegada de Escobar, amigo de Bentinho e frequentador assíduo da casa. Bento começa a desconfiar da relação entre Capitu e Escobar, alimentando a paranoia de que os dois estão tendo um caso. A narrativa é repleta de ambiguidades e pistas contraditórias, alimentando o enigma da traição. Há momentos em que Capitu parece ser uma mulher infiel, enquanto em outros se mostra fiel e dedicada ao marido.

Vários estudiosos ainda consideram que Bentinho agiu subjetivamente, seja por paranoia ou pela época em que as mulheres não tinham direitos e geralmente eram subordinadas aos seus maridos e julgadas moralmente, principalmente quando quem conta a história é Bentinho. Ao mesmo tempo, em alguns trechos ele mesmo admite ser desconfiado demais, o que alimenta essa grande dúvida. Leia mais nesta matéria da Fórum.