Após a vitória de Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, e o sucesso esperado de O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, a atenção do público brasileiro se volta para a próxima temporada de premiações. Publicações americanas apontam que o longa estrelado por Wagner Moura figura como forte candidato em cinco categorias do Oscar 2026: melhor filme, melhor filme internacional, melhor ator, melhor direção e melhor roteiro original. Mas títulos nacionais também despontam no cenário internacional.
Três filmes brasileiros despontam para o Oscar. Apocalipse nos trópicos, de Petra Costa, explora a influência da religião na política e segue o caminho de Democracia em vertigem, com destaque em Veneza, Telluride e Nova York. O documentário que investiga a instrumentalização da fé na política brasileira recebeu nesta quarta (15), pelo menos 4 indicações no Critics Choice Documentary Awards e se fortalece na disputa por uma vaga no Oscar 2026.
Amarela, de André Hayato Saito, exibido em Cannes e Toronto, acompanha Erika Oguihara, adolescente nipo-brasileira que enfrenta tradições familiares e violência durante a final da Copa de 1998, sendo cotado para melhor curta de ficção.
Por fim, Alice, de Gabriel Novis, mostra a vida de uma mulher trans em Maceió que luta por espaço como artista, surfista e skatista. Vencedor no Hot Docs e exibido em diversos festivais, disputa a indicação de melhor curta-documentário. O curta foi exibido em um dos maiores festivais de cinema do Rio.