O filme "O Agente Secreto", que estreia nos cinemas brasileiros no dia 6 de novembro, tem direção de Kleber Mendonça Filho (Bacurau) e é estrelado por Wagner Moura (Tropa de Elite). A produção acaba de ganhar mais um incentivo de peso para a sua campanha rumo ao Oscar 2026.
A produção brasileira estreou no portal estadunidense Metacritic, que é um agregador de notas a partir da compilação de críticas publicadas na imprensa, com nota 87 e com o selo "Must-See", que, em português, significa "Imperdível".
Te podría interesar
Mas qual é a importância do selo "Imperdível" do Metacritic para o filme "O Agente Secreto"? Tal classificação ajuda na visibilidade do longa, atrai a atenção de mais críticos, desperta a curiosidade do público e fortalece a produção brasileira para indicações ao Oscar 2026, principalmente na categoria de Melhor Filme Internacional.
Além do selo de "Imperdível" no Metacritic, "O Agente Secreto" ganhou outro importante apoio: a revista The Hollywood Reporter, uma referência da indústria do cinema, declarou que o filme brasileiro tem tudo para ser um dos favoritos ao Oscar 2026 e receber as seguintes indicações: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Wagner Moura), Melhor Roteiro (Kleber Mendonça Filho) e Melhor Filme Internacional.
Te podría interesar
Wagner Moura é aposta para Melhor Ator no Oscar 2026
Desde que saiu do Festival de Cannes com dois prêmios no bolso, os de Melhor Diretor (Kleber Mendonça Filho) e Melhor Ator (Wagner Moura), o filme "O Agente Secreto" tem causado burburinho por onde passa e atraído a atenção da crítica especializada, que tem rasgado elogios ao longa-metragem brasileiro.
E, no que depender da revista Variety, "O Agente Secreto" vai concorrer em duas categorias importantes no Oscar 2026: Melhor Ator (Wagner Moura) e Melhor Filme.
Na categoria de Melhor Ator, Wagner Moura, caso sua indicação seja confirmada, vai disputar a estatueta com Leonardo DiCaprio ("Uma Batalha Após a Outra"), Timothée Chalamet ("Marty Supreme"), Ethan Hawke ("Lua Azul"), e Dwayne Johnson ("A Máquina Esmagadora").
Já na categoria de Melhor Filme, "O Agente Secreto" concorre com: "Bugonia" (Focus Features), "Frankenstein" (Netflix), "Hamnet" (Focus Features), "A House of Dynamite" (Netflix), "Marty Supreme" (A24), "Uma Batalha Após a Outra" (Warner Bros.), "O Agente Secreto" (Neon), "Valor Sentimental" (Neon), "Pecadores" (Warner Bros.) e "Wicked: For Good" (Universal Pictures).
Cabe destacar que esta é a primeira lista de apostas da Variety - que cravou que "Ainda Estou Aqui" ganharia o Oscar de Melhor Filme Internacional - e ela pode mudar conforme o desenvolvimento das campanhas dos filmes. Por exemplo, na temporada de 2024/25, o filme "Emilia Pérez" era o franco favorito, mas terminou rejeitado pela crítica e pelo público.
"O Agente Secreto" estreia no dia 6 de novembro nos cinemas de todo o país.