TURISMO

A ilha mais bonita dos Açores: praias com águas cristalinas e falésias douradas

Conhecida como a ilha do sol, é dita a mais bonita da região que concentra nove ilhas turísticas de formação vulcânica

Ilha de Santa Maria - falésias.Créditos: Associação dos Emigrantes Açorianos / divulgação
Escrito en CULTURA el

Uma ilha no sudeste do arquipélago dos Açores portugueses, a Ilha de Santa Maria, conhecida como “ilha amarela”, é dita a mais bonita da região que concentra nove ilhas turísticas de formação vulcânica. Com clima ameno, falésias e praias de areia branca que ficam douradas ao refletir a luz dos finais de tarde, é conhecida como “sunshine island” (a ilha do sol, em inglês).

Santa Maria tem uma área de 97,4 km² e uma população de pouco mais de cinco mil habitantes e, ao contrário da maior parte das ilhas dos Açores, em que predomina a areia escura de seu passado geológico vulcânico, oferece paisagens mais raras de águas límpidas e areia muito clara.

A Praia Formosa, uma das mais populares da região, onde foi erguido, entre os séculos 15 e 16, o Forte de São João Baptista da Praia Formosa, ou “Castelo da Praia” (o mais antigo do arquipélago), é conhecida por ter um campo de areia clara que se estende por vários metros, com águas límpidas e mornas, calmas e perfeitas para o banho. No extremo ocidental da praia fica o Miradouro da Macela, um ponto de observação turístico imperdível.

Praia Formosa vista de longe
Créditos: Wikipedia

Mas o que dá o maior charme à ilha são as falésias repletas de vegetação que contornam a maior parte da costa, contrastando com o azul do Atlântico o verde das pastagens e os dourados das rochas sedimentares — resultado dos processos geológicos de longo prazo da ilha, cujas formações ultrapassam os oito milhões de anos.

As falésias são repletas de fósseis marinhos e erosões antigas, e o ponto mais alto da ilha, chamado Pico Alto, tem cerca de 590 metros de altitude.

Pico Alto, na ilha de Santa Maria
Créditos: Wikipedia

Localizada a cerca de 100 km ao sul da ilha de São Miguel e a cerca de 600 km da ilha das Flores, a luz solar é bem mais prevalente em Santa Maria, cujo clima também é conhecido por ser mais seco. O turismo de praia, o mais comum ali, é alternado por trilhas que conduzem até os pontos altos de observação do relevo, como o Pico Alto.

Ao todo, os Açores reúnem nove ilhas vulcânicas: no grupo central, estão as ilhas Terceira, Pico, Faial, São Jorge e Graciosa, conhecidas pelo avistamento de golfinhos e pela cidade de Angra do Heroísmo, classificada como Patrimônio Mundial da Unesco.

Falésias na Ilha de Santa Maria
Créditos: Associação dos Emigrantes Açorianos / divulgação

No grupo ocidental, tem-se a Ilha das Flores, marcada pelas lagoas ao pé de vulcões e por cascatas d’água, e uma ilha minúscula, Corvo, formada no centro de uma antiga caldeira e conhecida pela biodiversidade.

Na parte oriental, a Ilha de São Miguel, a maior delas, oferece lagoas — como as Lagoas das Sete Cidades e do Fogo — e gêiseres que formam águas termais naturais, além da Ilha de Santa Maria, por vezes considerada a mais bonita entre todas.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar